MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes pede vista em caso que trata de autonomia administrativa e financeira da Polícia Civil

Moraes pede vista em caso que trata de autonomia administrativa e financeira da Polícia Civil

Antes havia votado o relator Gilmar, declarando inconstitucional dispositivo da Constituição paulista que alterou a estrutura da Polícia Civil estadual.

Da Redação

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Atualizado às 18:21

 (Imagem: Nelson Jr./STF)

(Imagem: Nelson Jr./STF)

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, pediu vista nesta segunda-feira, 7, em processo que trata da autonomia administrativa e financeira da Polícia Civil.

A vista veio logo após o voto do relator, ministro Gilmar Mendes, julgar procedente ação da PGR contra dispositivo da Constituição paulista que alterou a estrutura da Polícia Civil estadual.

O dispositivo impugnado elevou a Polícia Civil ao grau de essencial à função jurisdicional do Estado, bem como assegurou à carreira de Delegado de Polícia independência funcional pela livre convicção nos atos de polícia judiciária.

Inconstitucionalidade

Ministro Gilmar lembrou no voto precedentes nos quais a própria Corte se pronunciou pela impossibilidade de atribuição de autonomia aos organismos integrantes da Segurança Pública.

"Norma do poder constituinte decorrente que venha a atribuir autonomia funcional, administrativa ou financeira a outros órgãos ou instituições que não aquelas especificamente constantes da Constituição Federal, padece de vicio de inconstitucionalidade material, por violação ao princípio da separação dos poderes."

S. Exa. mencionou também o posicionamento da Corte quanto ao MP como titular da ação penal pública, único legitimado para ponderar sobre o oferecimento da denúncia ou, nos casos, em que couber, seu arquivamento.

"O dispositivo impugnado, ao conferir autonomia à carreira de delegado, atribuir independência funcional aos Delegados de Polícia Civil, incluir a categoria entre as funções essenciais à Justiça e ampliar seu rol de competências, incorreu em ofensa aos artigos 129, I, VI e VIII; e 144, § 6, da Constituição Federal."

Assim, concluiu pela inconstitucionalidade, em sua integralidade, da EC 35/12, do Estado de São Paulo, que alterou o art. 140 da Carta Paulista.

Com o pedido de vista, não há prazo para a retomada do julgamento no plenário virtual.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA