MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. É válida cláusula que impede credores de buscarem créditos contra garantidores e coobrigados
Recuperação judicial

É válida cláusula que impede credores de buscarem créditos contra garantidores e coobrigados

Decisão da 3ª turma considerou que nenhum credor manifestou contrariedade ao conteúdo do plano de recuperação.

Da Redação

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Atualizado às 12:19

A 3ª turma do STJ julgou a validade de cláusula de plano de recuperação judicial, aprovado sem objeção, que impede os credores de perseguir seus créditos em face de garantidores e coobrigados.

A empresa em recuperação interpôs recurso contra acórdão que reputou correta decisão que determinou a exclusão da cláusula, por contrariedade ao disposto no art. 49, § 1°, da lei 11.101/05, na medida em que impõe supressão e restrição ao exercício dos credores com relação aos devedores solidários e coobrigados.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

A relatora do recurso, ministra Nancy Andrighi, observou que o plano de recuperação judicial tem “índole marcadamente contratual”, de modo que ao juízo competente é defeso imiscuir-se no conteúdo do acordo estipulado, ressalvada a verificação da presença de flagrantes contrariedades à lei.

Isso significa que, havendo anuência dos credores quanto às disposições do plano de soerguimento, e versando essas sobre direitos de natureza disponível, a vontade daqueles há de ser respeitada, como reflexo de sua soberania.”

Publicidade

Assim, afirmou S. Exa., a possibilidade de persecução autônoma dos créditos em face dos garantidores ou coobrigados da recuperanda pode ser afastada somente quando o plano recuperacional assim dispuser e os credores respectivos não manifestarem oposição – o que é a hipótese dos autos, afirmou a ministra, já que a nulidade da cláusula foi decretada de ofício pelos juízos de origem.

Como nenhum credor manifestou contrariedade ao conteúdo do plano de soerguimento, Nancy concluiu pela validade da cláusula. A decisão da turma foi unânime.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista