MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Crédito relacionado a fato ocorrido antes de pedido de recuperação judicial é concursal
Recuperação judicial

Crédito relacionado a fato ocorrido antes de pedido de recuperação judicial é concursal

STJ reformou acórdão que assentou extraconcursalidade por ter o crédito sido constituído por decisão transitada em jugado após pedido de recuperação.

Da Redação

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Atualizado às 17:47

Ministro Raul Araújo, do STJ, proveu recurso para submeter a plano de recuperação judicial crédito relacionado a fato ocorrido antes da data do pedido de recuperação, não obstante tenha sido constituído por decisão transitada em jugado após o pedido.

A empresa recorrida, após procedência em ação monitória, ingressou com cumprimento em face das empresas consorciadas, visando receber R$ R$ 84,7 mil devidos por locação de maquinário para construção civil. Em 1º grau, o juízo entendeu que a sentença condenatória, datada de 2016, foi proferida após o ingresso da recuperação judicial, o que tornaria o crédito extraconcursal.

A recuperanda alegou que o crédito se submete à recuperação pela Teoria do Fato Gerador, na medida em que o que determina a sujeição ou não do crédito é a data da constituição do débito, ou seja, quando as partes firmaram contrato - e, na hipótese, a cobrança realizada é proveniente de obra prestada em 2012, com término em 2013, e o pedido de recuperação judicial ocorreu em junho de 2014. No entanto, a decisão de 1º grau foi mantida pelo TJ/SP.

t

Já no Tribunal Superior, o ministro Raul Araújo assentou que o art. 49 da lei 11.101/05 prevê que "estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos" e, por isso, a submissão de um determinado crédito à recuperação judicial não depende de provimento judicial anterior ou contemporâneo ao pedido, bastando que se refira a obrigações contraídas anteriormente ao pedido.

"Esta Corte tem decidido que o crédito derivado de atos praticados em período anterior ao pedido de recuperação judicial, concursal, portanto, deve-se submeter à forma de satisfação preconizada perante o juízo universal, a despeito de a decisão condenatória ou homologatória de acordo eventualmente ter sido proferida e/ou transitada em julgado em momento posterior ao deferimento do pedido."

De acordo com o voto do ministro Raul, a análise combinada dos dispositivos da lei 11.101/05 e dos precedentes do STJ acerca da matéria impõe concluir, como regra geral, que:

a) créditos que se refiram a obrigações contraídas anteriormente ao pedido de recuperação judicial são classificados como concursais e são submetidos, portanto, aos rigores do respectivo procedimento (arts. 49 e 59); e

b) créditos que se refiram a obrigações contraídas posteriormente ao pedido de recuperação judicial são considerados como extraconcursais, cuja satisfação, considerando que todas a execuções em face do devedor ficam suspensas (art. 6º), deve ser, a princípio, dirigida pelo Juízo universal, embora, em virtude da especial natureza, os assinalados créditos não se possam submeter ao mesmo regime de pagamento dos demais (arts. 67 e 84).

Com a reforma da decisão do Tribunal paulista, a recorrida passará a integrar o quadro de credores da recuperação judicial da recuperanda, com atualização do débito até a data do ingresso da recuperação judicial.

Atua em defesa da recorrente/recuperanda o escritório DASA - Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados.

Veja a decisão.

___________

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA