MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mãe não pagará energia de aparelhos necessários para tratamento doméstico de filho
TJ/SP

Mãe não pagará energia de aparelhos necessários para tratamento doméstico de filho

Eletricidade da casa não poderá ser cortada.

Da Redação

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Atualizado às 08:34

A 11ª câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que o município de Diadema e a Eletropaulo custeiem a eletricidade gasta por aparelhos em residência que vive jovem que necessita dos aparatos por motivos de saúde. Além disso, a energia da casa não poderá ser cortada.

De acordo com os autos do processo, o filho da autora da ação é acometido de neuropatia genética, desfagia e hipotonia congênita, necessitando de diversos aparelhos para se manter vivo. A mãe alegou não possuir condições financeiras para arcar com o custo da conta de luz, que é alto por conta do uso ininterrupto das máquinas.

 (Imagem: Unsplash)

(Imagem: Unsplash)

O relator do recurso, desembargador Ricardo Dip, afirmou que a necessidade do custeio da energia elétrica "encontra amparo nas normas constitucionais que estabelecem o dever da administração pública de prestar efetiva assistência à saúde dos particulares".

Segundo o magistrado, o município é responsável pelo fornecimento dos aparelhos e, portanto, deve arcar com os custos de energia elétrica, "pois, o fornecimento dos aparelhos sem que se propiciem condições para seu uso equivale à falta de atuação administrativa na área da saúde".

"Por mais razoáveis se mostrem as diretrizes administrativas e a invocação de óbices orçamentários, não podem eles, à conta de reserva do possível, impor restrições à larga fundamentalização do bem da saúde pela Constituição federal brasileira de 1988."

Publicidade

Participaram do julgamento, que teve votação unânime, os desembargadores Jarbas Gomes e Oscild de Lima Júnior.

Leia o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas