MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça anula multas de lei que obriga shoppings a terem totens de estacionamento operados por pessoas
Shoppings centers

Justiça anula multas de lei que obriga shoppings a terem totens de estacionamento operados por pessoas

Sentença aponta que lei do RJ é materialmente inconstitucional por violar a livre iniciativa, a livre concorrência e os princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

Da Redação

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Atualizado às 19:00

A Justiça do RJ julgou procedente ação da ABRASCE - Associação Brasileira de Shopping Centers para resguardar seus associados das obrigações geradas pela lei fluminense 8.672/19, que impõe a obrigatoriedade de se disponibilizar um número mínimo de totens de estacionamento operado por pessoas.

O juiz de Direito em exercício Andre Pinto, da 16ª vara da Fazenda Pública, concluiu que a norma é materialmente inconstitucional por violar a livre iniciativa, a livre concorrência e os princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

De acordo com o julgador, a norma contestada estipula uma obrigação desarrazoada, que acarreta prejuízos financeiros para os shoppings, sem que exista uma justificativa plausível para sua estipulação.

"A lei ignora por completo os benefícios e vantagens da implantação de máquinas automáticas de cobrança nos estacionamentos, em detrimento do uso de pessoal para realizar essa cobrança."

Além disso, entendeu que a lei interfere indevidamente no uso e gozo do direito de propriedade dos shoppings, sem embasamento constitucional para justificar essa interferência.

"Com os prejuízos financeiros, a lei também lesa o direito à livre concorrência, dado que os shoppings do Estado do Rio de Janeiro passariam a ter mais custos em relação aos shoppings de outras regiões, sem nenhuma contrapartida."

Por isso, declarou nulas todas as autuações e/ou multas que tiveram como base a lei estadual 8.672/19; determinou a abstenção de fiscalizações e, eventualmente, autuações e cominações de multas com base na lei; e condenou município e Estado do RJ por fim, a ressarcirem eventuais prejuízos decorrentes das autuações e/ou multas aplicadas com base na norma.

O escritório Lobo & Lira Advogados atuou em defesa da ABRASCE.

  • Processo: 0340211-36.2019.8.19.0001

Veja a sentença.

____________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas