MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça anula multas de lei que obriga shoppings a terem totens de estacionamento operados por pessoas
Shoppings centers

Justiça anula multas de lei que obriga shoppings a terem totens de estacionamento operados por pessoas

Sentença aponta que lei do RJ é materialmente inconstitucional por violar a livre iniciativa, a livre concorrência e os princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

Da Redação

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Atualizado às 19:00

A Justiça do RJ julgou procedente ação da ABRASCE - Associação Brasileira de Shopping Centers para resguardar seus associados das obrigações geradas pela lei fluminense 8.672/19, que impõe a obrigatoriedade de se disponibilizar um número mínimo de totens de estacionamento operado por pessoas.

O juiz de Direito em exercício Andre Pinto, da 16ª vara da Fazenda Pública, concluiu que a norma é materialmente inconstitucional por violar a livre iniciativa, a livre concorrência e os princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

De acordo com o julgador, a norma contestada estipula uma obrigação desarrazoada, que acarreta prejuízos financeiros para os shoppings, sem que exista uma justificativa plausível para sua estipulação.

"A lei ignora por completo os benefícios e vantagens da implantação de máquinas automáticas de cobrança nos estacionamentos, em detrimento do uso de pessoal para realizar essa cobrança."

Além disso, entendeu que a lei interfere indevidamente no uso e gozo do direito de propriedade dos shoppings, sem embasamento constitucional para justificar essa interferência.

"Com os prejuízos financeiros, a lei também lesa o direito à livre concorrência, dado que os shoppings do Estado do Rio de Janeiro passariam a ter mais custos em relação aos shoppings de outras regiões, sem nenhuma contrapartida."

Por isso, declarou nulas todas as autuações e/ou multas que tiveram como base a lei estadual 8.672/19; determinou a abstenção de fiscalizações e, eventualmente, autuações e cominações de multas com base na lei; e condenou município e Estado do RJ por fim, a ressarcirem eventuais prejuízos decorrentes das autuações e/ou multas aplicadas com base na norma.

O escritório Lobo & Lira Advogados atuou em defesa da ABRASCE.

  • Processo: 0340211-36.2019.8.19.0001

Veja a sentença.

____________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS