MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Fachin suspende resolução que zerou imposto de importação de armas
STF

Fachin suspende resolução que zerou imposto de importação de armas

Para ministro, norma da Câmara do Comércio Exterior pode gerar desindustrialização no país e aumento dramático da circulação de armas de fogo.

Da Redação

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Atualizado às 18:19

Nesta segunda-feira, 14, ministro Edson Fachin suspendeu os efeitos da resolução GECEX nº 126/20, do Comitê Executivo de Gestão da Câmara do Comércio Exterior, que zerou a alíquota de importação de revólveres e pistolas.

A decisão do ministro foi proferida em ação do PSB. O partido argumenta que, com a redução da alíquota, antes fixada em 20%, a dedução estimada dos preços dessas armas pode chegar a 40% do preço atual, o que eventualmente acarretará maior número de armas de fogo em circulação.

Para o autor, a alteração não assegura os direitos fundamentais. Ao contrário, coloca em risco a segurança da coletividade, ao facilitar a inserção de armas no mercado.

Contrariedade à CF

 (Imagem: Nelson Jr./STF)

(Imagem: Nelson Jr./STF)

Na decisão, Fachin reconheceu como "inegável" que a resolução tem por finalidade subjacente o fomento à importação de pistolas e revólveres, "o que se constata, in limine, incompatível com a preservação do mercado interno, com foco setorial à indústria bélica". O ministro apontou que a CF/88 considera o mercado interno patrimônio nacional que deve ser fomentado com vistas a propiciar desenvolvimento cultural e socioeconômico.

"A iniciativa de reduzir a zero a alíquota do imposto de importação de pistolas e revólveres impacta gravemente a indústria nacional, sem que se possa divisar, em juízo de delibação, fundamentos juridicamente relevantes da decisão político-administrativa que reduz a competitividade do produto similar produzido no território nacional. Há significativo risco, portanto, de que ocorra desindustrialização, no Brasil, de um setor estratégico para o país no Comércio Internacional."

Ao tratar dos fundamentos constitucionais do desarmamento, Fachin lembrou de precedente (ADIn 3.112) da Corte ao analisar o Estatuto do Desarmamento, de modo a indicar "nítido fio jurisprudencial" que, alinhado às manifestações e decisões de tribunais e organizações internacionais de direitos humanos, "reafirma a necessidade do controle ao acesso às armas de fogo".

"É possível concluir que não há, por si só, um direito irrestrito ao acesso às armas, ainda que sob o manto de um direito à legítima defesa. O direito de comprar uma arma, caso eventualmente o Estado opte por concedê-lo, somente alcança hipóteses excepcionais, naturalmente limitadas pelas obrigações que o Estado tem de proteger a vida."

De acordo com a decisão de Fachin, a segurança dos cidadãos deve primeiramente ser garantida pelo Estado e não pelos indivíduos.

"Incumbe ao Estado diminuir a necessidade de se ter armas de fogo por meio de políticas de segurança pública que sejam promovidas por policiais comprometidos e treinados para proteger a vida e o Estado de Direito. A segurança pública é direito do cidadão e dever do Estado."

Publicidade

Por isso, afirmou o relator, a resolução GECEX 126/20 se apresenta como contrária à Constituição.

"O risco de um aumento dramático da circulação de armas de fogo, motivado pela indução causada por fatores de ordem econômica, parece-me suficiente para que a projeção do decurso da ação justifique o deferimento da medida liminar."

O PSB é representado pelo escritório Carneiros e Dipp Advogados.

  • Processo: ADPF 772

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas