MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF suspende norma que atribuiu à Assembleia Legislativa a escolha de procuradores-Gerais
Justiça

STF suspende norma que atribuiu à Assembleia Legislativa a escolha de procuradores-Gerais

Decisão unânime foi a partir do voto do relator Gilmar Mendes.

Da Redação

sábado, 19 de dezembro de 2020

Atualizado às 09:07

Em julgamento virtual, ministros do STF deferiram o pedido de medida cautelar e suspenderam a eficácia de norma do Amapá que atribuiu à Assembleia Legislativa do Estado competência para aprovar os nomes dos procuradores-Gerais de Justiça. Prevaleceu à unanimidade o voto do ministro relator Gilmar Mendes.

 (Imagem: Carlos Moura/STF)

(Imagem: Carlos Moura/STF)

Entenda o caso

No STF, o procurador-Geral da República, Augusto Aras, questionou parte da EC 53/15 que atribuiu à Assembleia Legislativa do Amapá competência para "aprovar, após arguição, pela maioria de seus membros, os nomes dos procuradores gerais de Justiça".

O PGR explica que a sujeição da escolha do procurador-Geral de Justiça, cuja nomeação é feita pelo governador com base em lista tríplice composta de integrantes da carreira, à aprovação da Assembleia Legislativa viola os princípios constitucionais da divisão dos Poderes, da independência funcional e da autonomia do Ministério Público.

Publicidade

Procedente

Ministro Gilmar Mendes, relator, votou por deferir o pedido de medida cautelar para suspender a eficácia da expressão "dos Procuradores Gerais de Justiça", contida no art. 95, XXIV, da Constituição do Estado do Amapá, com a redação dada pela EC 53/15, até o julgamento do mérito da ação.

Para S. Exa., a Suprema Corte já se manifestou em diferentes ocasiões acerca da inconstitucionalidade de normas que sujeitam a escolha do chefe do Ministério Público estadual à aprovação pelas Assembleias Legislativas.

"A lei impugnada compromete a independência do Ministério Público do Estado do Amapá, dada a possibilidade de interferência indevida do Poder Legislativo estadual na indicação da chefia do MP/AP."

  • Leia o voto de Gilmar Mendes.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA