MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Banco que concedeu alongamento de crédito rural deve seguir calendário de pagamentos
Finanças

Banco que concedeu alongamento de crédito rural deve seguir calendário de pagamentos

No caso, produtor rural obteve o alongamento da sua dívida para 10 anos.

Da Redação

domingo, 3 de janeiro de 2021

Atualizado às 08:19

O juiz de Direito Jorge Anastácio Kotzias Neto, da vara Cível de Santa Helena/PR, concedeu liminar para que instituição financeira respeite o calendário de pagamentos de um produtor rural que obteve o alongamento da sua dívida para 10 anos.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

Anteriormente, o produtor obteve junto ao banco o alongamento de 10 anos, com um ano de carência e pagamentos de parcelas anuais de acordo com a sua capacidade produtiva e de pagamento.

Contudo, meses depois de pagar a entrada, o agricultor se surpreendeu com a cobrança de juros vencidos durante o período de carência pela instituição, bem como com a inscrição do seu nome nos cadastros de proteção ao crédito.

Irresignado, o produtor ajuizou ação de tutela inibitória e alegou que o alongamento concedido possui período de carência e que os juros, nesse período, poderiam incidir, mas só seriam exigíveis junto com as parcelas anuais ou caso o agricultor resolvesse liquidar parte do débito de forma antecipada.

O magistrado deu razão ao produtor rural e concedeu a tutela provisória de urgência para que a instituição retire os nomes do produtor e avalistas dos cadastros de proteção ao crédito e se abstenha de incluí-los novamente, bem como respeite o calendário de pagamentos do alongamento, deixe de exigir juros antecipados e não insira mais eles nos cadastros de mau pagadores, sob pena de multa de R$ 30 mil.

Publicidade

A causa foi patrocinada pelos advogados Jackson da Silva Wagner e Aline Janiny Lacerda Gianini.

  • Processo: 0002631-33.2020.8.16.0150

Leia a decisão.

 

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...