MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministério da Saúde informa ao STF que sete Estados não têm insumos suficientes para vacinação
Pandemia

Ministério da Saúde informa ao STF que sete Estados não têm insumos suficientes para vacinação

O órgão cumpriu solicitação do ministro Lewandowski e informou que há 52 milhões de seringas e agulhas aptas a realização da vacinação.

Da Redação

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Atualizado às 08:07

Cumprindo solicitação do ministro Lewandowski, o ministério da Saúde informou ao STF que há 52 milhões de seringas e agulhas aptas a realização da vacinação contra a covid-19. No entanto, sete Estados não tem estoque suficiente para suprir a demanda inicial (30 milhões de doses); os Estados são: Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina.

Veja a tabela disponibilizada pelo ministério da Saúde.

  • Para ver o documento completo, clique aqui.

 (Imagem: Reprodução/Ministério da Saúde)

(Imagem: Reprodução/Ministério da Saúde)

O ministério ainda informou ao STF que as vacinas de diversos laboratórios chegarão ao Brasil de forma gradual, demonstrando que a "necessidade de insumos não será em sua totalidade". De acordo com o órgão, estima-se receber 10,7 milhões de doses em janeiro e 9,3 milhões de doses em fevereiro.

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

O departamento solicitou a aquisição de 40 milhões de seringas e agulhas por meio da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde e agora está aguardando o recebimento dos insumos. Além disso, foi realizado um pregão para o processo de aquisição de 300 milhões, considerado um "fracasso" pelo próprio ministério da Saúde:

"Somente uma empresa chegou ao preço referência previsto para o certame (...) Diante do fracasso do pregão, o DEIDT emitiu ofício informando à OPAS a pretensão do ministério da Saúde em adquirir mais 150 milhões de seringas e agulhas."

Publicidade

Por fim, o ministério da Saúde informou que todas as medidas possíveis e necessárias para a aquisição de seringas e agulhas estão sendo tomadas.

  • Processo: ADPF 754

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas