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Termos jurídicos mais pesquisados no Google em 2020

Confira texto de Guilherme Barbosa, CEO da 3MIND.

Da Redação

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Atualizado em 21 de janeiro de 2021 07:39

 (Imagem: Pixabay)

(Imagem: Pixabay)

Em um ano de covid-19, pandemia, home office, trabalho remoto, Medidas Provisórias, auxílio emergencial. quais foram os termos jurídicos mais pesquisados no Google? O que os brasileiros mais buscaram em 2020, e por que isso é tão relevante para você?

Estar atento aos termos mais pesquisados no Google é um grande indicativo para o seu escritório de advocacia, principalmente se você tem estratégias de marketing digital aplicadas dentro do seu planejamento.

Há mais de 200 ferramentas usadas pelo Google ao decidir o ranqueamento de resultados das buscas, e elas mudam frequentemente. Uma coisa, no entanto, norteia as buscas e as posições: palavras-chave e SEO.

Trabalhar com palavras-chave dentro de sua área de expertise e produzir conteúdo otimizado segundo um planejamento de SEO são duas formas de garantir um bom posicionamento entre os resultados e, com isso, mais acessos.

As palavras-chave também são indicativo do que as pessoas mais estão buscando, querendo, desejando; quais suas principais dúvidas, dores; e você deve usá-las como norte para se posicionar dentro do mercado e também para traçar sua estratégia de marketing digital. 

As palavras mais buscadas em 2020 no Brasil

Abaixo, uma lista geral das principais buscas realizadas no Google em 2020, no Brasil:

  1. Coronavírus
  2. Auxílio emergencial
  3. Eleições 2020
  4. Eleições EUA
  5. BBB 2020
  6. Copa do Brasil
  7. Google Classroom
  8. Flamengo x São Paulo
  9. Classificação Brasileirão série A
  10. NBA

A lista é um reflexo claro do ano que vivemos, e por isso é um indicador tão forte de tendências e comportamento do consumidor. A plataforma divulgou, ainda, listas por categorias, como política, esportes, e outras temáticas como "como faz", "aprender", etc.

Termos jurídicos mais pesquisados em 2020

Especificamente no direito, a pandemia foi o grande motivador nas buscas dos usuários. Com tantas medidas provisórias, suspensão de contrato de trabalho e outros, a busca por direito trabalhista cresceu mais de 50% entre março e maio, comparado a 2019.

Depois, vêm as buscas por imóveis, pensão alimentícia, cobrança indevida e divórcio. 

Como frisamos, esses são indicadores de 2021 para o direito: veremos o desdobramento de tantos acontecimentos do ano passado, e o mercado e seus profissionais devem estar preparados para atender às demandas.

Chegando no topo do Google

Três pontos principais são o centro de um bom planejamento para estar entre os primeiros resultados do buscador mais usado do mundo: conteúdo, SEO e Google Ads.

Criar um conteúdo de qualidade, com consistência, é essencial para se posicionar bem e também para criar confiança e credibilidade com seus clientes. Depois de anos trabalhando, na 3MIND entendemos que marketing de conteúdo é a ferramenta mais poderosa à disposição dos advogados.

De nada adianta, no entanto, se este conteúdo não estiver otimizado, ou seja, com SEO aplicado: é necessário escrever o texto de uma maneira específica, e também ter uma programação da página seguindo diretrizes favoráveis ao algoritmo do Google.

E, por último, os Google Ads: forma de tráfego pago, em que você pode comprar palavras-chave num esquema de leilão, para sempre estar entre os três primeiros resultados das buscas.

Abaixo, veja principais princípios do que é permitido pela OAB em relação ao marketing de advogados, e como criar um planejamento do zero.

O que pode, não pode e ferramentas de marketing para advogados

O artigo 28 do Código de Ética da OAB define claramente o que é permitido aos advogados em se tratando de publicidade:

"O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade".

O que isso significa na prática?

O advogado pode

Participar de entrevistas e debates, dar palestras em eventos, e divulgar essas ações

Participar de programas de televisão, rádio, podcasts com conhecimento informativo sobre casos específicos

Ter logotipo do escritório

Ter site, blog, páginas e/ou perfis em redes sociais

Oferecer consultas pagas via telefone

O advogado não pode

Distribuir folhetos e panfletos

Usar telemarketing para prospectar clientes

Veicular anúncios em televisão ou rádio

Publicar propagandas na internet com valores de honorários

Fazer ofertas diretas com CTA do tipo "ligue agora"

Como começar um planejamento de marketing em 5 passos

Faça uma análise do mercado

Este é o primeiro ponto: entender o mercado, não só jurídico, mas de comunicação e marketing. Como as pessoas se comunicam? Onde elas estão? Quais informações buscam? Como realizam esta busca?

Falamos sobre as mudanças que a pandemia trouxe, mudanças na legislação trabalhista, auxílios emergenciais e inúmeras medidas provisórias. Isso faz com que o mercado jurídico esteja aquecido.

Em 2021 vamos começar a presenciar os desdobramentos destas ações e teremos aumento de demanda no direito trabalhista, digital, consumidor, civil, entre outros. Entender estas tendências, combinadas às comportamentais, é essencial para um planejamento de sucesso. 

Identifique e entenda seu público-alvo

Você já sabe, ainda que instintivamente, quem é seu público-alvo. Você está em contato com ele todos os dias e, pode inclusive, usar essa vantagem para entendê-lo ainda mais.

Busque entender quais são as dúvidas mais frequentes de seus clientes e como você pode solucioná-las de maneira clara e simples para eles. Neste exercício, pense neles recebendo a informação, lembre de simplificar a entrega, facilitando ao máximo a experiência. 

Com seu público identificado e suas maiores dores claras para você, fica muito fácil montar uma estratégia que atenda às necessidades de maneira excelente, garantindo fidelização e ainda por cima atraindo mais clientes.

Analise a concorrência

Estar de olho na concorrência não precisa ter a conotação negativa de competitividade que já teve. Pense que os concorrentes são aqueles que correm lado a lado, e podem correr juntos, aprendendo um com o outro pelo caminho e se ajudando quando necessário.

Assim, saiba o que seus colegas estão fazendo, e como. Analise formas de comunicação, esteja por dentro dos conteúdos que compartilham, interaja. Isso pode te trazer diversas ideias para seu negócio, e fazer você identificar em quais áreas pode focar - onde existe um gap de mercado que você pode suprir? 

Defina estratégias

Chegou a hora de definir as estratégias do plano de marketing: quais ferramentas você vai usar? Quanto pode investir? O que pretende alcançar?

Recomendamos usar algumas ferramentas em conjunto, com foco em marketing de conteúdo. Aqui na 3MIND já entendemos que compartilhar conhecimento e informação de qualidade com o público é a melhor forma dos advogados se consolidarem no mercado, criarem credibilidade e autoridade nos assuntos que dominam.

Assim, num cenário como este, a chegada de novos clientes é o próximo passo natural do processo. Então, um exemplo de estratégia pode ser:

- Usar ferramentas X, Y, Z

- Passar mensagem ABCD

- Falar com público-alvo para resolver dor W

Tenha um cronograma e objetivos

No começo, mais importante do que qualquer coisa é a qualidade dos conteúdos. No entanto, ter consistência na estratégia e postagens (em se falando de marketing digital) também é fundamental.

Trace um cronograma realista e planeje suas pautas relacionadas à sua área de expertise. Com as tendências de mercado identificadas e análise de concorrência feita, fica fácil ter ideias sobre o que escrever.

Ainda que os resultados não cheguem de uma hora para outra, é importante ter um cronograma e se ater a ele: isso demonstra, acima de tudo, comprometimento para com seu público.

Orientação especializada 

Se isso tudo parece um pouco demais para você assumir, é interessante contratar uma agência especializada no serviço, que possa orientar você para atingir todos os seus objetivos. 

Na 3MIND desenvolvemos uma metodologia de marketing jurídico com objetivo de ranqueamento na primeira página do Google depois de acertar e errar muitas vezes. Foram diversas estratégias de marketing digital implantadas em mais de 150 escritórios de advocacia em todo o Brasil, para finalmente chegar num modelo ideal. 

Hoje, compartilhamos conteúdo de qualidade no nosso blog sobre o tema, temos um canal no YouTube com aulas e um podcast semanal discutindo assuntos relevantes para os advogados, para que você possa se atualizar e lançar sua estratégia de marketing jurídico. 

Além disso, temos um curso gratuito para você saber mais sobre marketing jurídico e como ele pode alavancar os negócios do seu escritório de advocacia. E, claro, estamos à disposição para te ajudar!

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