MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF mantém eleição presencial na Câmara dos Deputados
Acontece no dia 1º

STF mantém eleição presencial na Câmara dos Deputados

Pedido de suspensão foi negado pela ministra Rosa Weber.

Da Redação

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Atualizado às 15:07

Nesta sexta-feira, 22, a ministra Rosa Weber, no exercício da presidência do STF, negou o pedido do PDT que questionava a definição de votação presencial para escolha do presidente da Câmara dos Deputados, que ocorrerá no próximo dia 1º.

Desta forma, fica mantida a votação presencial obrigatória, que foi definida na última segunda-feira, 18, pela Mesa Diretora da Câmara por 4 votos a 3.

 (Imagem: Carlos Moura/STF)

(Imagem: Carlos Moura/STF)

Segundo o partido, "a possibilidade do voto à distância é fundamental para a preservação da saúde de deputados e funcionários da Casa, sobretudo aqueles que fazem parte do grupo de risco".

Na ação, o PDT diz ainda que "há uma contradição crassa na deliberação corporificada no ato ora impetrado, haja vista que durante toda a pandemia da covid-19 a Câmara dos Deputados atuou na modalidade remota, e agora, no limiar da segunda onda da pandemia do novo coronavírus, com o aumento exponencial de número de casos e mortes, intenta-se pôr em risco a vida de 513 (quinhentos e treze) deputados, funcionários da Casa e assessores".

Votação secreta

Nesta mesma semana, advogados requereram ao STF o fim da votação secreta nas eleições para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Ronan Wielewski Botelho e Emanuel Grilo acreditam é preciso trazer luz e publicidade nos votos dos parlamentares, pois, para eles, a democracia só existe com eleições verdadeiras.

Na petição, os profissionais alegam, ainda, que "os representantes eleitos, ditos e tidos políticos, ainda teimam em votar assuntos importantes pelos cantos sombrios do Congresso Nacional, sem o devido comprometimento com publicidade e transparência, sem dar satisfação com quem é o dono do poder, o povo".

O pedido, porém, também foi indeferido.

Veja a decisão

Publicidade

Patrocínio

Patrocínio Migalhas