MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. XI de Agosto protocola pedido de impeachment de Bolsonaro
Crime de responsabilidade

XI de Agosto protocola pedido de impeachment de Bolsonaro

O documento conta com mais de 1,4 mil assinaturas e cita casos de interferência de Bolsonaro na Abin e Receita Federal.

Da Redação

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Atualizado às 17:55

Nesta quinta-feira, 28, o Centro Acadêmico XI de Agosto protocolou na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment contra o presidente Bolsonaro. O documento conta com mais de 1,4 mil assinaturas da sociedade civil, incluindo dezenas de alunos e ex-alunos, além de 23 entidades estudantis da USP e 53 diretórios acadêmicos.

 (Imagem: Carolina Antunes-PR)

(Imagem: Carolina Antunes-PR)

A denúncia é baseada nas ingerências do presidente em órgãos como a Abin, a Receita Federal, o Serpro e o MP/RJ. No documento, os peticionantes citam, por exemplo, episódio no qual Bolsonaro indicou Alexandre Ramagem, amigo da família do presidente, para chefiar a Abin.

Outro caso citado pelos autores foi a troca do chefe da corregedoria da Receita Federal que, para eles, foi uma clara tentativa de anular as investigações contra Flávio Bolsonaro.

Para os signatários do pedido, a forma de Bolsonaro governar "não apenas comporta discursos autoritários, mas se mostra intrinsecamente antidemocrática, sendo a democracia constantemente ameaçada por aquele que teria como função protegê-la. Como fica evidente, esse embate contra as instituições ocorre de forma particularmente intensa quando é preciso defender os seus familiares de investigações".

Por fim, pedem que seja instaurado o devido processo de impeachment e que Bolsonaro seja condenado pela prática dos crimes de responsabilidade.

Veja a íntegra do documento.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas