MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Senadores apresentarão ao STF pedido de impeachment de Ernesto Araújo
Impeachment

Senadores apresentarão ao STF pedido de impeachment de Ernesto Araújo

O pedido será feito em razão do suposto cometimento de crimes de responsabilidade pelo ministro das Relações Exteriores.

Da Redação

segunda-feira, 29 de março de 2021

Atualizado às 09:01

Os senadores Alessandro Vieira e Randolfe Rodrigues apresentam ao STF nesta segunda-feira, 29, um pedido de impeachment contra Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, por suposto cometimento de crimes de responsabilidade. As assinaturas de outros senadores começaram a ser colhidas domingo, 28, para a subscrição do pedido.

As informações foram divulgadas na coluna do jornalista Guilherme Amado no site Época.

 (Imagem: Raul Spinassé/Folhapress)

(Imagem: Raul Spinassé/Folhapress)

O documento, o qual foi elaborado pelo senador Alessandro Vieira, diz que o ministro "vem conduzindo de maneira desastrosa" o Itamaraty, "causando enorme prejuízo para a população brasileira e afetando gravemente a imagem do Brasil no cenário internacional".

Entre os crimes de responsabilidade que Ernesto Araújo é acusado, estão:

(i) ato de hostilidade contra a China, ao tratar a covid-19 como "vírus chinês" e "comunavírus", bem como sair em defesa institucional do deputado Eduardo Bolsonaro, imputando ao governo chinês os rótulos de ofensivo e desrespeitoso;

(ii) agir de maneira indecorosa, indigna e incompatível com a honra do cargo, especialmente a partir de março de 2020, período inicial da pandemia;

(iii) deixar de empreender os esforços necessários no plano internacional para conseguir as vacinas e os respectivos insumos em quantidade suficiente e em tempo hábil.

----------

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas