MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ao lado de Bolsonaro, Fux fala contra negacionismo da pandemia
Sessão solene

Ao lado de Bolsonaro, Fux fala contra negacionismo da pandemia

Na sessão de hoje, discursaram Luiz Fux, Felipe Santa Cruz e Augusto Aras. Todos homenagearam a Ciência, os profissionais de saúde e se solidarizaram com as vítimas da covid-19.

Da Redação

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Atualizado às 17:50

Nesta segunda-feira, 1, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, conduziu a sessão solene de abertura do ano judiciário de 2021. Apenas as autoridades da Mesa de Honra e ministros do STF estiveram presentes no plenário, dentre eles: Jair Bolsonaro, senador Davi Alcolumbre, PGR Augusto Aras e Felipe Santa Cruz, presidente da OAB. 

Ao lado de Bolsonaro, Fux salientou a importância da Ciência no combate à pandemia da covid-19 e rechaçou o discurso negacionista: "não devemos dar ouvidos às vozes isoladas, algumas inclusive no âmbito do Poder Judiciário, que abusam da liberdade de expressão para propagar ódio, desprezo às vítimas e negacionismo científico", afirmou. 

"É tempo valorizarmos as vozes ponderadas, confiantes e criativas que laboram diuturnamente, nas esferas públicas e privadas, para juntos vencermos essa batalha."

O presidente da Corte disse estar "estarrecido" com o posicionamento de presidente de Tribunal, que minimizou os efeitos da pandemia. Na última semana, Migalhas noticiou discurso do presidente do TJ/MS recém-empossado Carlos Eduardo Contar, que criticou o isolamento social e chamou o cenário atual de "palhaçada midiática".

Discursos

Após a entoação do hino nacional, o presidente Luiz Fux convidou todos os presentes a realizar um minuto de silêncio pela vítimas da covid-19, que, na data de hoje, contabiliza mais de 220 mil mortes.

Emocionado, Fux iniciou seu discurso de abertura falando, justamente, sobre a pandemia da covid-19 que há um ano, "já era uma realidade cujas dimensões escapavam as mais incrédulas previsões. Mal imaginávamos que estávamos prestes a ingressar em uma conjuntura crítica", frisou.

  • Veja a íntegra do discurso do presidente do STF. 

O ministro salientou a importância do STF no que diz respeito ao fortalecimento das instituições. Segundo Fux, o STF estará focado no valor social e na efetivade de suas decisões. Para isso, o presidente da Corte explicou que a pauta deste 1º semestre foi montada pensando na segurança jurídica para os contratos, crescimento econômico e harmonia e independência entre os Poderes. Veja aqui os principais processos pautados até junho deste ano. 

Outro ponto importante a se destacar do discurso de Fux, é que o STF, neste ano, terá um olhar diferente para a conciliação dos conflitos por meio das ODRS - On-line Dispute Resolution. "No Supremo Tribunal Federal, o Centro de Conciliação honrosamente receberá em 2021 Ministros do Supremo Tribunal Federal aposentados, que muito contribuirão com a Corte e com a sociedade nesse novo modo de fazer justiça", explicou.

Em tom semelhante, o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, iniciou seu discurso dizendo palavras de pesar e solidariedade com os familiares das vítimas da covid-19. Santa Cruz homenageou os cientistas e profissionais de saúde e defendeu a vacinação para todos os brasileiros. No campo do trabalho jurídico, o presidente da Ordem Nacional salientou a importância de defender os direitos dos brasileiros, sempre prezando pelo respeito à Constituição. Sob essas premissas, Felipe Santa Cruz se comprometeu, em nome de toda a Advocacia, a continuar atuando firme a favor do povo brasileiro. 

"A crise deve ser exceção e não regra. O povo brasileiro não compactua com autoritarismo, o ódio, a indiferença à dor humana."

Finalizando as autoridades que discursaram na sessão de abertura, o PGR Augusto Aras destacou o trabalho do MPF durante a pandemia salientando a importância da fiscalização do poder Público e o combate à corrupção: "Tanto na esfera estadual quanto na federal, o Ministério Público brasileiro está acompanhando de perto e apurando as devidas responsabilidades pela crise na saúde coletiva da região", garantiu. Aras também discursou a favor da Ciência, da Saúde e encerrou desejando que 2021 seja um "ano de tolerância, respeito à diversidade, de progresso e de paz social".

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas