MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TozziniFreire Advogados anuncia novos sócios em Contencioso e Tributário
Expansão

TozziniFreire Advogados anuncia novos sócios em Contencioso e Tributário

Elias Marques atuará nas áreas de Contencioso, Arbitragem e Mediação e Renata Emery passa a ser co-head de DireitoTributário.

Da Redação

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Atualizado em 19 de maio de 2021 09:12

As áreas de Contencioso, Arbitragem e Mediação e de Tributário de TozziniFreire Advogados passam a contar com dois novos sócios. A expansão reflete a demanda atual do mercado brasileiro.

O sócio Elias Marques atuará nas áreas de Contencioso, Arbitragem e Mediação. O advogado possui experiência de mais de 20 anos na iniciativa privada, com atuação direta em contencioso estratégico, arbitragens e solução de disputas. Esteve à frente de grandes departamentos jurídicos nos segmentos de energia, combustíveis, lubrificantes, infraestrutura, agronegócio e gás. Essa expertise o qualifica a auxiliar os clientes a enfrentar os complexos desafios do universo jurídico corporativo.

Graduado pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), com pós-doutorados em Direito Processual Civil pela Universidade de Lisboa/Portugal, em 2015, e pela Universidade de Coimbra/Portugal, em 2019, Elias também é professor universitário de Direito Processual Civil, sendo autor de livros e artigos na área. 

A equipe de Tributário recebe a sócia Renata Emery para ser a co-head da área, ao lado de Gustavo Nygaard. Com mais de 20 anos de carreira e larga experiência consultiva, trabalhou na consultoria de grandes operações societárias, reorganizações e planejamentos fiscais, e conta ainda com vasto conhecimento de Direito Tributário Internacional.

Renata é graduada em Direito pela UCAM (Universidade Candido Mendes) e pós-graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Getulio Vargas. Foi professora do curso de extensão sobre Contencioso Tributário Estratégico da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) em 2020.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Para Fernando Serec, CEO de TozziniFreire Advogados, a chegada dos novos sócios vem ao encontro das necessidades do mercado na atual conjuntura econômica. Além disso, Renata Emery junta-se a outros três sócios contratados desde o início do ano passado para o time de Tributário, fortalecendo a estratégia de crescimento da área com integrantes de diferentes especializações, tanto em tributos diretos quanto indiretos, e de diversas indústrias e setores do comércio e serviços, inclusive em plataformas digitais.

"Com isso, nossa área tributária se posiciona como uma das mais importantes dos grandes escritórios de advocacia empresarial full-service. No mais, mantemos a nossa estratégia de crescimento e atendimento às demandas de mercado e estamos atentos inclusive a novas oportunidades que poderão surgir nos próximos meses", diz o CEO. 

Com a entrada de Renata, o escritório passa a contar com 32 sócias mulheres em um total de 87 sócios, o equivalente a 37%. "A presença feminina na liderança reflete nosso compromisso com a disseminação da cultura de inclusão e diversidade em todos os níveis da organização", pondera Fernando Serec. Do total de 1.062 colaboradores de TozziniFreire, considerando corpo jurídico e administrativo, 661 são mulheres, o que corresponde a 62%.

Novos sócios:

Renata Emery é autora de vários artigos sobre direito tributário e trabalhou nas atualizações da 7ª e da 8ª edição da obra Direito Tributário Internacional do Brasil, do professor Alberto Xavier. É associada do IBDT (Instituto Brasileiro de Direito Tributário) desde 2013 e correspondente no Brasil do Tax Service Notes do IBFD (International Bureau of Fiscal Documentation).

É recomendada nacional e internacionalmente em alguns dos mais relevantes guias jurídicos, tais como Chambers Global, Chambers Latin America, The Legal 500, Latin Lawyer 250, International Tax Review, Who's Who Legal, Best Lawyers e Análise Advocacia. Renata é também reconhecida como LACCA (Latin American Corporate Counsel Association) Thought Leader: Tax, e é LACCA Approved.

Elias Marques é diretor e membro fundador do CEAPRO (Centro de Estudos Avançados de Processo), presidente da Comissão de Estudos de Energia, associado efetivo do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo) e coordenador do Núcleo de Direito Processual Civil da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP.

Elias foi reconhecido por seus pares, por seis vezes consecutivas, como um dos executivos jurídicos mais admirados do Brasil, sendo apontado em 2018 e em 2020 como o executivo jurídico mais admirado do país pela revista Análise Executivos Jurídicos e Financeiros. Em 2017, foi reconhecido com um dos melhores gestores de contencioso da América Latina pela LACCA.

Além de outras obras, é autor dos livros Reflexões sobre a Desjudicialização da Execução Civil e Curso de Direito Processual Civil.

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas