MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PL quer impedir que mesmo juiz seja relator de inquérito e instrução
PL 558/21

PL quer impedir que mesmo juiz seja relator de inquérito e instrução

A previsão da "separação dos juízes" já consta no juiz das garantias, que foi criada pela lei anticrime, excetuando-se o STF e o STJ. Agora, a proposta inclui estes Tribunais como forma de assegurar o modelo penal acusatório.

Da Redação

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Atualizado às 18:33

Nesta quarta-feira, 24, a Câmara dos Deputados deve analisar projeto de lei (558/21) que estabelece que o relator do inquérito, nos processos de competência originária de Tribunal, não poderá atuar como relator da instrução.

A proposta é da congressista Celina Leão, que justificou o PL sob o argumento de que é necessário seguir o modelo penal acusatório previsto na CF. "Os processos de competência originária dos Tribunais, por óbvio, não escapam a essa regra", frisou.

 (Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados.(Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O juiz natural confere ao acusado "(ou deveria conferir)" - segundo a parlamentar - a segurança de que será julgado por um juiz competente e imparcial. Essa garantia, salientou, fica "sobremaneira enfraquecida quando se permite que o relator do inquérito funcione também como relator da ação penal (relator da instrução)".

"busca-se conferir a esses processos o caráter acusatório exigido por nossa Constituição, garantindo-se que a imparcialidade do julgador não seja mera ficção, mas se concretize em respeito à paridade de armas, ao contraditório, à ampla defesa, ao devido processo legal e à presunção de inocência."

Juiz de garantias no STF e STJ?

A proposta é colocada na Mesa da Câmara após a prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira, preso no âmbito de inquérito que investiga ofensas, ameaças e fake news contra o Supremo. O relator deste inquérito é o ministro Alexandre Moraes. Então, se a proposta virar lei, Alexandre de Moraes não poderia, por exemplo, ser relator de uma possível ação penal contra o deputado.

Publicidade

Esta previsão da "separação dos juízes" já consta no juiz das garantias, que foi criada pela lei anticrime, excetuando-se o STF e o STJ. O juiz das garantias é alvo de ações no Supremo. Uma das inconstitucionalidades alegadas é, justamente, a aplicação do instituto -  ou ele tem aplicação em todas as instâncias, alcançando as ações penais originárias nos Tribunais, ou seria inconstitucional, segundo os requerentes. A disposição, todavia, está suspensa por tempo indeterminado por ordem do ministro Luiz Fux.

Ao Migalhas, o doutrinador Guilherme Nucci comentou a criação do juiz das garantias: "Juiz não tem que requisitar prova, determinar instauração de inquérito. Tem que sair fora como protagonista da fase de investigação"

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...