MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP reverte condenação e internauta não indenizará Nati Vozza
Redes sociais

TJ/SP reverte condenação e internauta não indenizará Nati Vozza

Em 1º grau, o juiz havia proibido a internauta de usar o nome, a imagem e a voz da influencer Nati Vozza em suas redes. O magistrado também tinha fixado indenização por dano moral.

Da Redação

quarta-feira, 3 de março de 2021

Atualizado às 14:18

A 2ª câmara de Direito Privado do TJ/SP afastou indenização por dano moral devida por uma internauta à influencer Nati Vozza após críticas no Instagram. O colegiado considerou que as manifestações na rede social estão protegidas pelo princípio constitucional da liberdade de expressão.

 (Imagem: Reprodução/Instagram)

(Imagem: Reprodução/Instagram)

A influencer de moda Natalia Vozza Junqueira, conhecida como Nati Vozza no Instagram, ajuizou ação contra Camila Toledo, conhecida na rede social como Camila Fashion Tips.

Natalia, que tem mais de 1 milhão de seguidores na plataforma, alegou que Camila publicou posts nas redes ofendendo sua honra, dignidade, intimidade e privacidade, bem como usado de sua marca e atividade profissional para isso.

Camila, por sua vez, sustentou que a influencer de moda vive da exposição de sua imagem, e que o processo caracteriza censura. Fashion Tips, que possui 39 mil seguidores na rede, alegou que se pronunciou apenas no seu perfil, que é privado.

O juízo de 1º grau deu razão à Nati Vozza, mandando a internauta indenizá-la em R$ 20 mil por danos morais. Além disso, o juiz singular proibiu a internauta de usar o nome, a imagem e a voz da influencer Nati Vozza em suas redes; isso porque a usuária fazia vídeos criticando a influencer. Desta decisão, Camila Toledo recorreu e alegou que não está configurado ato ilícito em suas postagens em razão do exercício regular do direito de liberdade de expressão.

Manifestação do pensamento e liberdade de expressão

Ao apreciar o caso, o desembargador José Joaquim dos Santos, relator, acatou os argumentos da internauta. Para ele, não houve abuso em suas postagens que tecem comentários no Instagram.

O magistrado reconheceu o desconforto íntimo sofrido por Nati Vozza, no entanto, entendeu que os comentários não representam dissabores além daqueles inerentes à vida em sociedade, "principalmente aos quais se submete pessoa pública, inserta no meio de celebridades, que se coloca sob maior escrutínio da sociedade e suscita curiosidade midiática", disse.

Ao seguir o entendimento do relator, a 2ª câmara considerou que não é possível verificar, em qualquer uma das postagens, excesso em relação aos limites da liberdade de expressão. Por consequência, o colegiado afastou a condenação por dano moral, litigância de má-fé e outras penalidades.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...