MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Carlinhos Maia é condenado por rabiscar quadro de artista em hotel
Direitos autorais

Carlinhos Maia é condenado por rabiscar quadro de artista em hotel

O influencer se filmou rabiscando a obra e, posteriormente, tirou uma foto com a seguinte legenda: "os hóspedes desse hotel vão me agradecer".

Da Redação

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Atualizado às 18:36

O juiz de Direito Cristiano José Macedo Costa, de Aracaju/SE, condenou o influencer Carlinhos Maia ao pagamento de danos extrapatrimoniais, fixados em R$ 30 mil, por ter modificado quadro de uma artista que estava no quarto de hotel em que se hospedou.

Carlinhos Maia fez uma série de stories desse dia, nos quais aparecia rabiscando a obra. O influencer ainda publicou uma foto com a seguinte legenda: "os hóspedes desse hotel vão me agradecer".

 (Imagem: Reprodução/YouTube)

(Imagem: Reprodução/YouTube)

A artista buscou a Justiça dizendo que o influencer ridicularizou e vandalizou uma pintura de sua autoria que estava no quarto de hotel em que ele estava hospedado. Para a artista, a atitude do youtuber constitui agressão ao seu patrimônio moral sobre a obra. A ação foi ajuizada não só contra Carlinhos Maia, mas também contra o hotel.

Direitos autorais

Ao analisar o caso, o juiz afirmou que o direito de modificação da obra é uma prerrogativa exclusiva do autor. Para isso, o magistrado invocou a lei de direitos autorais que prevê que o autor da obra "é o único que pode alterar o conteúdo de sua obra, antes ou depois de utilizada, por qualquer motivo que seja, inclusive, de ordem econômica".

Nesse sentido, o magistrado considerou que o ato praticado pelo youtuber implicou, por si só, na modificação da obra de autoria da autora da ação e, por consequência, na violação do seu direito moral de integridade. Ademais, o juiz salientou que o hotel deve responder de forma solidária pelo ato de modificação.

Em suma, o juiz julgou procedentes os pedidos para:

  • Determinar que o hotel retire de circulação e devolva à autora a obra artística;
  • Condenar Carlinhos Maia e o hotel, solidariamente, ao pagamento de danos extrapatrimoniais fixados em R$ 30 mil.

O advogado Felipe Mendes Ribeiro Chaves atuou pela autora da ação. 

Leia a sentença.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas