MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bancário que pediu demissão na pandemia e se arrependeu é reintegrado
Trabalho

Bancário que pediu demissão na pandemia e se arrependeu é reintegrado

O trabalhador sofre de uma grave crise depressiva, causada pelo estresse do trabalho e pela descoberta, em sua sogra, de um câncer em estado de metástase.

Da Redação

quinta-feira, 11 de março de 2021

Atualizado às 11:19

O juiz do Trabalho Cácio Oliveira Manoel, da 13ª vara do Trabalho de Natal/RN, determinou a reintegração de empregado do Banco do Brasil que se arrependeu do seu pedido de demissão feito durante o período de pandemia.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

O bancário alegou que o pedido de desligamento ocorreu devido a uma grave crise depressiva, causada pelo estresse do trabalho e pela descoberta, em sua sogra, de um câncer em estado de metástase.

Para o juiz, o bancário estava em um momento de grande pressão, decorrente da doença da sogra e da necessidade de se "adaptar à nova e perigosa realidade trazida pelo Covid19, em especial para aquelas pessoas que trabalham com atendimento físico ao público".

O empregado trabalhou para o Banco do Brasil entre setembro de 2015 a julho de 2020, quando pediu demissão.

Cinco dias após, ele requereu o cancelamento de seu pedido de demissão, com a justificativa que houve "vício de consentimento", devido ao seu estado psíquico na época.

O Banco do Brasil alegou que, no momento do pedido de demissão, o bancário estava apto para fazê-lo, pois estava em plena saúde física e mental, além da instituição ter tomado todos os cuidados possíveis com seus empregados para a prestação de serviço.

De acordo com o juiz Cácio Oliveira Manoel, no entanto, a pressão psicológica fez o bancário tomar a decisão de pedir demissão "com o vício de consentimento conhecido por estado de perigo (caput do artigo 156 do Código Civil)".

"Configura-se o estado de perigo quando alguém, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua família, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigação excessivamente onerosa."

Para o magistrado, "o bancário ficou claramente apavorado com a possibilidade, de além de perder a sogra, acabar sendo acometido pela Covid19 e também perder sua vida".

Leia a sentença.

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas