MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comerciante preso por não fechar loja no interior de SP será solto
Medidas restritivas

Comerciante preso por não fechar loja no interior de SP será solto

Ao decidir, juiz também colocou em xeque a eficácia do lockdown.

Da Redação

quinta-feira, 18 de março de 2021

Atualizado às 13:46

Nesta quarta-feira, 17, o juiz de Direito Giovani Augusto Serra Azul Guimarães, de Ribeirão Preto/SP, mandou soltar um comerciante preso por manter seu estabelecimento aberto, contrariando as regras da fase emergencial do Plano SP. Ele também incitou outros vendedores a fazerem o mesmo.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Ao analisar o pedido, o magistrado afirmou que a prisão em flagrante em questão é manifestamente ilegal e deve ser relaxada.

Segundo o juiz, as únicas hipóteses em que se podem restringir alguns dos direitos e garantias fundamentais são os chamados Estado de Defesa e o Estado de Sítio, cuja decretação compete ao presidente da República, com aprovação do Congresso Nacional.

"Atualmente, não vigora nenhum desses regimes de exceção no Brasil, de modo que o direito ao trabalho, ao uso da propriedade privada (no caso, o estabelecimento comercial) e à livre circulação jamais poderiam ser restringidos, sem que isso configurasse patente violação às normas constitucionais mencionadas."

Na avaliação do magistrado, o decreto estadual em que se fundou a prisão do indiciado é inconstitucional e, portanto, nulo de pleno direito.

Além disso, o juiz colocou em xeque a eficácia do lockdown.

"Ora, estudos científicos, nacionais e estrangeiros, a exemplo daqueles desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, pela Universidade de Stanford e pela revista científica britânica Nature, têm demonstrando a ineficácia de medidas como as estabelecidas nos decretos governamentais em questão, ou do chamado lockdown, na contenção da pandemia."

Sob esses argumentos, determinou o imediato relaxamento da prisão.

Veja a decisão.

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas