MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Por excesso de prazo, inquérito de cinco anos deve terminar em 90 dias
Investigação

Por excesso de prazo, inquérito de cinco anos deve terminar em 90 dias

O investigado é ex-diretor do Banco do Nordeste do Brasil pela suposta prática dos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira.

Da Redação

quinta-feira, 25 de março de 2021

Atualizado às 11:41

Por unanimidade, a 1ª turma do TRF da 5ª região determinou a conclusão de inquérito policial, que tramita há cinco anos, no prazo definitivo de 90 dias. O colegiado avaliou que há excesso de prazo na investigação que apura suposta prática de crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira.

 (Imagem: Unsplash)

(Imagem: Unsplash)

O paciente, ex-diretor do Banco do Nordeste do Brasil, consta como investigado pela suposta prática dos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira contra a ordem tributária, corrupção passiva e corrupção ativa. Já havia uma primeira denúncia, mas ela foi rejeitada por sentença de Juiz Federal, com reconhecimento da inexistência de substrato fático, falta e indícios razoáveis, carência de elemento subjetivo e ausência de justa causa.

No habeas corpus, a defesa do paciente aduziu que mesmo após o trânsito em julgado da sentença que rejeitou a denúncia do MPF em relação a supostas irregularidades praticadas pelo paciente no que se refere às operações do BNB, o inquérito policial continuou tramitando, perfazendo mais de cinco anos de investigação.

O desembargador Alexandre Luna, relator, destacou que o inquérito policial foi instaurado há vários anos e sem perspectiva de conclusão iminente, e nesse sentido, votou pela concessão do prazo de 90 definitivos para a conclusão desse inquérito, porque o cidadão também fica à mercê de que um dia seja oferecida uma denúncia.

O paciente foi defendido pelos advogados Bruno Queiroz e Juliana Aires Bastos Fernandes Queiroz.

O caso tramita sob segredo de Justiça. 

  • Processo: 0803763-96.2020.4.05.0000

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...