MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Oração aos Moços", de Rui Barbosa, completa 100 anos
Centenário

"Oração aos Moços", de Rui Barbosa, completa 100 anos

Há um século, Rui Barbosa dizia: "Justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta".

Da Redação

segunda-feira, 29 de março de 2021

Atualizado às 15:38

Há exatamente cem anos, em 29 março de 1921, os formandos da Faculdade de Direito de São Paulo ouviam pela primeira vez a "Oração aos Moços", texto escrito e lapidado pelo célebre Rui Barbosa, paraninfo da turma.

O texto, que fora escrito para uma turma de Direito apenas, ganhou proporções imensas e acabou se tornando um clássico no mundo jurídico. Também pudera: com a sabedoria e perspicácia que lhe é devida, Rui Barbosa sintetizou pilares do mundo jurídico em frases célebres que, há um século, mostram-se tão atuais e pertinentes aos operadores de Direito.

A "Oração aos Moços" foi lida nesse dia pelo catedrático de Direito Romano, Reynaldo Porchat, já que o paraninfo não pôde estar presente por motivos de saúde. Rui Barbosa graduou-se nas Arcadas em 1870.

"Justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta."

"Magistrados futuros, não vos deixeis contagiar de contágio tão maligno. Não negueis jamais ao Erário, à Administração, à União os seus direitos. São tão invioláveis, como quaisquer outros. Mas o direito dos mais miseráveis dos homens, o direito do mendigo, do escravo, do criminoso, não é menos sagrado, perante a justiça, que o do mais alto dos poderes."

  • Veja a íntegra da "Oração aos Moços".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas