MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Supremo Tribunal Federal com 12 ministros?
PEC dos 12

Supremo Tribunal Federal com 12 ministros?

Especula-se que haverá uma PEC para aumentar o número de ministros no Supremo.

Da Redação

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Atualizado às 09:17

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O gato subiu no telhado, migalheiro. 

Há alguns dias, a jornalista Maria Cristina Fernandes disse, no jornal Valor Econômico, que há em curso uma mudança na Constituição Federal de 1988, que alteraria a composição do Supremo Tribunal Federal. 

A ideia seria repristinar um conceito da vetusta carta de 1891, o qual trata do Poder Judiciário. 

Vejamos o que dizia o livrinho da época: 

“O Presidente da República designará, dentre os membros do Supremo Tribunal Federal, o Procurador-Geral da República, cujas atribuições se definirão em lei.” (Art. 58, § 2º)

Ou seja, o que se quer é que o Procurador-Geral da República seja escolhido dentre os ministros do Supremo. 

Isso, de fato, pode até dar mais independência ao procurador-geral, tirando a cisma permanente de que o chefe do parquet é cordato com o Executivo, pois sempre está a vislumbrar uma nomeação ao Supremo. 

Mas, como bem já observa o leitor, para que isso aconteça é necessário aumentar de 11 para 12 o número de cadeiras na Suprema Corte. 

Sim, é que o ministro do Supremo que viesse a assumir a PGR (provavelmente por rodízio), não participaria do colegiado. Assim, mantém-se inalterado o formato de 11 julgadores. 

Nesse caso, o escolhido para a novel vaga (se for fato o boato da PEC que está em construção) já seria até conhecido: o atual procurador-geral, dr. Augusto Aras. 

Segundo se escuta, a entabulação dessa conversa está avançada. Tanto alguns ministros do Supremo, como parlamentares, teriam sido ouvidos e já estariam de acordo.

  • Pedra cantada

A história teria vazado agora, mas o intento não é novo. De fato, Bolsonaro, há alguns meses, sugeriu que haveria uma terceira vaga no Supremo, na qual ele nomearia o procurador Augusto Aras. 

  • Plano antigo

Aumentar o número de ministros no Supremo é plano antigo de Bolsonaro. Em diversos momentos, em campanha, ele sugeriu que faria isso.

 

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...