MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. MG: Promotor é preso após morte de esposa
Investigação

MG: Promotor é preso após morte de esposa

O promotor de Justiça André Luís Garcia de Pinho já esteve envolvido em outras polêmicas: já foi alvo de ação do MP e também de ameaças.

Da Redação

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Atualizado às 13:55

Na manhã de ontem, 4, o promotor de Justiça André Luís Garcia de Pinho foi preso em Belo Horizonte/MG. A prisão aconteceu três dias após a morte de Lorenza Maria Silva de Pinho, esposa do promotor. As circunstâncias do caso estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

Ainda ontem, o MP/MG soltou uma nota oficial sobre o caso e afirmou que realizaram diligências ontem na casa do promotor, por meio do Gabinete de Segurança e Inteligência e do Centro de Apoio das Promotorias Criminais, e em conjunto com as Polícias Civil e Militar, "dando seguimento às apurações relacionadas aos fatos ocorridos na sexta-feira, 2 de abril, envolvendo a morte da senhora Lorenza Maria Silva de Pinho, esposa do promotor de Justiça André Luis Garcia de Pinho".

"Foram cumpridas decisões proferidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG). Em função da decretação de segredo de Justiça, no momento não serão fornecidos mais detalhes."

 (Imagem: FRed/PHOTOPRESS/Folhapress)

O promotor de justiça André Luis Garcia de Pinho foi preso pela Policia Civil de Minas Gerais na casa em que a esposa Lorenza Maria Silva Pinho morreu. Na foto, André Luís de deixa o IML no bairro Gameleira.(Imagem: FRed/PHOTOPRESS/Folhapress)

Polêmicas

Em 2012, André Luís Garcia de Pinho e sua esposa foram alvos de tiros, quando voltavam de carro de um culto religioso. Em 2013, o carro de André de Pinho foi incendiado. No ano seguinte, em 2014, o prédio onde o promotor vivia foi alvo de tiros.

Em 2016, André Luiz Garcia de Pinho e a mulher foram abordados por dois homens e, posteriormente, foram agredidos. À época a polícia havia informado que o irmão do promotor, que é advogado, era suspeito do crime.

André Luís Garcia de Pinho também é acusado de ajudar políticos, como Aécio Neves. O promotor fez parte da 11ª promotoria de Combate ao Crime Organizado e Investigação Criminal de BH, ocasião na qual foi preso o jornalista Marco Aurélio Carone, que criticava autoridades e pessoas públicas, entre eles Aécio Neves.

No âmbito do MP, já houve uma ação contra o promotor em razão de sua omissão no trabalho. Pinho faltava muito ao trabalho e não cumpria a carga horária exigida pelo MP/MG

História

Casos de integrantes do Ministério Público praticando feminicídio não são inéditos. Há alguns anos, Igor Ferreira da Silva, promotor de Justiça paulista, foi condenado pela morte da esposa, Patricia Aggio Longo. Ele ficou foragido por vários anos, até ser encontrado. Em 1970, o procurador de Justiça Augusto Carlos Eduardo da Rocha Monteiro Gallo, pai da atriz Maitê Proença, esfaqueou a mulher, Margot Proença Gallo, por ciúmes. Ele não chegou a ser preso e foi absolvido, em 1975, por 6 a 1, em Campinas/SP, sob o argumento de ter agido em legítima defesa da honra. Ele foi defendido por Waldir Troncoso Perez. Alguns anos depois o pai da atriz se mata.