MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CNMP afasta promotor acusado de assassinato

CNMP afasta promotor acusado de assassinato

Da Redação

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Atualizado em 3 de setembro de 2007 14:41


Decisão

CNMP afasta promotor acusado de assassinato

Uma decisão tomada nesta segunda-feira (3/9) pelo CNMP afastou o promotor de Justiça substituto Thales Ferri Schoedl do exercício de suas funções e suspendeu, por liminar, a eficácia de vitaliciamento - a efetivação no cargo.

A medida derruba uma determinação dada na quarta-feira pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores do Ministério Público de São Paulo, que devolveu o cargo ao promotor, por 16 votos a 15.

Schoedl confessou ter matado a tiros o estudante Diego Mendes Modanez, de 20 anos, e feriu o estudante Felipe Siqueira Cunha de Souza, que na época tinha 20 anos.

O crime aconteceu em um luau na praia de Riviera de São Lourenço (Bertioga, litoral paulista), em 30 de dezembro de 2004. Ele foi preso horas depois, mas ganhou o direito de responder ao processo em liberdade.

O promotor disparou 12 tiros em Modanez e Souza. Em depoimento, disse que voltava para casa com a namorada Mariana Uzores Batoleti, então com 19 anos, quando um grupo de mais de dez rapazes passou a mexer com a moça. Schoedl afirmou que agiu em legítima defesa.

Entenda o caso

  • Crime

Na madrugada de 30 de dezembro de 2004, o promotor Thales Ferri Schoedl foi preso em flagrante por matar Diego Mendes, 20, e balear Felipe Siqueira Cunha de Souza, 20, na saída de um luau, na praia de Riviera de São Lourenço, em Bertioga

  • Motivo

Em depoimento, Schoedl alegou legítima defesa, dizendo que a dupla ameaçou agredi-lo depois de ter abordado e feito insinuações sobre sua namorada. Ele afirmou que, ao ser cercado por um grupo de 15 pessoas, disparou contra o chão, para dispersar os rapazes, mas os dois imaginaram que as balas eram de festim. Acuado, então, atirou na direção dos dois rapazes.

  • Testemunhas

Oito pessoas ouvidas pela polícia disseram que o promotor iniciou uma discussão, por achar que os rapazes olhavam para sua namorada -as testemunhas afirmaram que não houve abordagem da dupla. Em seguida, Schoedl teria sacado a arma, atirado no chão e, em seguida, na direção do grupo de garotos.

  • Disparos

Doze tiros foram disparados - a pistola usada pelo promotor tem capacidade para 13 balas - sendo que sete atingiram as vítimas.

  • Liberdade Provisória

Desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em fevereiro de 2005, concedem liberdade provisória

  • Volta ao cargo

O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu, em janeiro de 2006, reconduzir Schoedl (exonerado em agosto de 2005) ao cargo de promotor - ganhando salário de R$ 5.800 e também direito a porte de arma.

___________
_____________

Fonte: Folha de S.Paulo on-line

________________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas