MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PLKC Advogados adere à campanha da UNICEF em prol da educação
Diminuindo desigualdades

PLKC Advogados adere à campanha da UNICEF em prol da educação

Campanha #MaisConexão#MaisDireitos irá transformar doações de dinheiro em kits de conectividade, como solução que chegará a adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas de SP e da região Norte do país.

Da Redação

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Atualizado às 09:21

Além do impacto direto na saúde de milhares de pessoas, a crise provocada pela covid-19 também tem acelerado as desigualdades sociais e econômicas existentes entre diferentes grupos da sociedade brasileira. Com a suspenção das aulas presenciais e a adoção do ensino online ou híbrido, os adolescentes e jovens que não têm acesso à internet ficaram excluídos de seu direito de aprender. 

Segundo dados recentes da TIC Kids Online do Cetic.br/NIC.br, entre outubro de 2019 e março de 2020, cerca de 4,8 milhões de crianças e adolescentes de 9 a 17 anos de idade viviam em domicílios sem acesso à internet. A pesquisa ainda aponta que não ter Internet em casa é o principal motivo para o não uso da rede – o que foi reportado por 1,6 milhões dos não usuários.

Cerca de 89% da população de 9 a 17 anos é usuária de internet. Contudo, o percentual é menor entre crianças e adolescentes que vivem em áreas rurais (75%) nas regiões Norte e Nordeste (79%) e entre os domicílios das classes D e E (80%).

Ou seja, parcela substancial de crianças e adolescentes não pode ser alcançada por informações partilhadas eletronicamente, incluindo material de aprendizagem via plataformas digitais. E se essa impossibilidade assim permanecer, qual o tamanho do abismo para essa geração, ao distanciá-la ainda mais daqueles que têm oportunidades de acesso à aprendizagem? Imensurável, para tristeza de um país inteiro.

Diante desse cenário, da necessidade urgente de agir para evitar a evasão escolar e o agravamento das desigualdades sócio econômicas, o PLKC Advogados se uniu ao UNICEF, com a campanha "#MaisConexão#MaisDireitos", para transformar doações de dinheiro em kits de conectividade, como solução que chegará a adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas de São Paulo e da região Norte do país. 

Com isso, se fortalece a rede de proteção social oferecida por sérias organizações da sociedade civil, parceiras do UNICEF, que entregarão os kits em mãos aos adolescentes e jovens que realmente precisam e os acompanharão no processos de aprendizagem. O direto à educação é de todos.  

A iniciativa do UNICEF, em parceria com a PLKC, é um convite aberto a todos que queiram doar em prol da oportunidade de acesso à educação a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. 

"O acesso ao estudo à distância é crucial para evitar outro problema grave que atinge principalmente os adolescentes e jovens no final do ensino médio: a evasão escolar. O nosso papel é priorizar a educação e fortalecer toda a rede de Organizaçõesque apoiam esses jovens", explica José Henrique Longo, do PLKC Advogados, escritório responsável pela mobilização de parceiros e da sociedade civilem prol da campanha. 

 (Imagem: Divulgação)

José Henrique Longo(Imagem: Divulgação)

Cada kit completo custa R$ 1.593,00 e é composto de 1 smartphone, 1 cartão pré-pago para uso de internet durante 5 meses, 1 caderno de 200 folhas pautadas, 1 publicação sobre competências para a vida, 1 publicação com dicas de inserção no mercado de trabalho, além de álcool em gel e máscaras. É possível doar qualquer valor na páginada campanha #MaisConexão #MaisDireitos, cuja meta de arrecadação é de R$ 1 milhão e, assim, beneficiar 1.200 jovens do Norte e de regiões periféricas de São Paulo.

O UNICEF será responsável pela distribuição dos materiais e seleção dos beneficiários, podendo entregar diferentes tipos de kits, a depender do perfil de cada um deles. O aparelho smartphone será entregue apenas àqueles que não possuírem um dispositivo.

Os pré-requisitos para o jovem receber o kit são:  

  • Estar matriculado em escola pública cursando o último ano do Ensino Médio;
  • Residir em local no qual haja cobertura de algum sinal de telecomunicação/internet;
  • Residir no município de São Paulo ou em alguma cidade da região Norte do país (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima) ;
  • Não ter no domicílio nenhum dispositivo para acessar internet;
  • Não dispor de pacote de dados, assinatura ou acesso gratuito à internet;
  • Estar  engajado  em alguma iniciativa comunitária ou  se  engajar a partir desta iniciativa.

A campanha segue até setembro deste ano. Para o apoio nas entregas, o UNICEF contará com parceiros-implementadores que receberão apoio financeiro para realizarem as atividades, beneficiando assim também organizações da sociedade civil.

Mais informações e detalhes sobre como doar, clique aqui

t

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO