MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estado não se mete na fé, fé não se mete no Estado, afirma Moraes
Liberdade de culto

Estado não se mete na fé, fé não se mete no Estado, afirma Moraes

O ministro votou contra a liberação de cultos e missas na pandemia.

Da Redação

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Atualizado às 16:47

Na tarde desta quinta-feira, 8, o ministro Alexandre de Moraes votou contra a liberação de cultos e missas na pandemia. Ao seguir o entendimento de Gilmar Mendes, o ministro foi didático em seu voto: "Estado não se mete na fé, fé não se mete no Estado".

Moraes explicou que os decretos que restringem as atividades religiosas protegem não só os fiéis contra o coronavírus, mas toda a sociedade que é composta, até mesmo, por pessoas que não possuem fé nenhuma.

Segundo a avaliação de Moraes, não há nos decretos estaduais ou municipais nenhum ato direcionado à perseguição ou diferenciação a algumas, ou todas, as denominações religiosas. "Os municípios e Estados não conseguem debelar essa pandemia sem o apoio da União, sem a liderança da União", disse ao salientar que a União deve ter papel de coordenação.

Ao final, e por entender que proteger os fiéis "talvez seja a maior missão das religiões", Moraes entendeu que não há nada de discriminatório, de preconceituoso ou de inconstitucional nos decretos que, embasados em critérios científicos, restringem temporariamente os cultos religiosos.

  • Processo: ADPFs 811

Patrocínio

Patrocínio Migalhas