MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Servidor consegue afastar acusação de improbidade administrativa
PAD | Erros em cálculos

Servidor consegue afastar acusação de improbidade administrativa

O analista judiciário cometeu erros em cálculos judiciais. Para a JF/CE, a pena que deve ser aplicada é a de advertência.

Da Redação

sábado, 10 de abril de 2021

Atualizado em 9 de março de 2022 12:25

Analista judiciário que cometeu erros em cálculos judiciais consegue afastar imputações de desídia funcional e ato de improbidade administrativa. A decisão é do juiz Alcides Saldanha Lima, diretor do foro da JF/CE, ao confirmar apenas a pena de advertência ao servidor. 

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

Foi aberto um PAD - Processo Administrativo Disciplinar contra um analista judiciário porque ele teria, supostamente, errado em cálculos judiciais de forma reiterada. De acordo com o PAD, os erros nos cálculos poderiam ensejar eventual desídia funcional e ato de improbidade administrativa.

Ao analisar o caso, a Comissão Processante, no entanto, afastou a imputação de eventual desídia e possível desenho de ato de improbidade administrativa. De acordo com a Comissão, a pena que deveria ser aplicada é a de advertência ao servidor, "baseada no princípio da proporcionalidade em confronto com a gravidade da falta".

O juiz Alcides Saldanha Lima, diretor do foro da JF/CE, confirmou a conclusão da Comissão Processante e, ainda, registrou que o relatório elaborado pela comissão possui caráter vinculante para a autoridade julgadora.

"Logo, em consonância com as conclusões do relatório da Comissão Processante (documento 2026872) e por estar de acordo com a instrução produzida, a Direção do Foro DECIDE:

1 - JULGAR o Servidor ______, Analista Judiciário, Área Administrativa, matrícula CE1513, lotado na 19ª Vara Federal - Subseção Judiciária de Sobral, como incurso em condutas tipificadas no art. 116, incisos I, III e IV, da Lei nº 8.112/1990, absolvendo-o das demais imputações feitas;

2 - APLICAR ao aludido servidor, com escopo no art. 129, caput, da Lei nº 8.112/1990 e em razão das condutas típicas reconhecidas, a pena de advertência."

O advogado Sérgio Merola, do Bambirra, Merola e Andrade Advogados, atua pelo servidor.

Veja a decisão.

________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...