MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar Mendes: Nenhum ministro é maior do que o plenário
Poder discricionário

Gilmar Mendes: Nenhum ministro é maior do que o plenário

O ministro criticou Fachin pelas "afetações e desafetações" do tema ao plenário.

Da Redação

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Atualizado às 19:55

Nesta quarta-feira, 14, Gilmar Mendes fez diversas considerações acerca da competência do plenário para julgar a anulação das condenações de Lula.

Embora o ministro tenha seguido o entendimento de Edson Fachin, que afetou o tema ao plenário do Supremo, Gilmar Mendes teceu críticas. “Nenhum ministro é maior do que o plenário”, disse.

Gilmar Mendes relembrou o curso do processo: (i) em novembro Fachin afetou o tema ao plenário, no entanto, (ii) em março deste ano, o relator determinou o cancelamento da afetação ao plenário quando anulou as condenações de Lula. (iii) Quatro dias depois, Fachin afetou novamente o tema ao plenário diante da interposição de agravo pela PGR. Para Gilmar, o relator não pode afetar e desafetar o mesmo processo quatro vezes.

 

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA