MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP: Foragido não pode participar de audiência por link sigiloso
Defesa

TJ/SP: Foragido não pode participar de audiência por link sigiloso

Foi garantido ao acusado o direito à entrevista reservada do paciente com o defensor, mas ele pediu a participação na audiência.

Da Redação

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Atualizado às 16:15

A 2ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP denegou habeas corpus a acusado de homicídio que está foragido. O paciente pediu a disponibilização de um link irrastreável para participar de audiência. Para o colegiado, a exigência revela-se desproporcional e desnecessária

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

O paciente foi denunciado por suposto homicídio e teve a prisão preventiva decretada em setembro de 2020. Desde então, embora tenha constituído defensor nos autos, ele permanece foragido.

Em 16 de fevereiro deste ano, a autoridade coatora designou a audiência de instrução por videoconferência para 17 de maio e frisou que será garantido o direito à entrevista reservada do paciente com o defensor.

Posteriormente, a defesa do paciente apresentou embargos de declaração, aduzindo que a autoridade coatora não teria analisado o pleito de garantia de acesso do paciente a link sigiloso para participação na audiência e da impossibilidade de rastreamento dos dispositivos utilizados para o ato.

Ao analisar o recurso, o relator, Luiz Fernando Vaggione, ressaltou que não há cerceamento de defesa, uma vez que o acusado pretende a disponibilização de link diverso daquele disponibilizado às demais partes e testemunhas, bem como a garantia de que não será localizado para efetivação do mandado de prisão pendente de cumprimento.

"O paciente se encontra foragido, em evidente demonstração da intenção de frustrar a aplicação da lei penal e a instrução criminal, de sorte que a mencionada exigência para participação no ato processual revela-se desproporcional e desnecessária, uma vez que a autoridade coatora informou que será garantida a realização de entrevista reservada com o defensor, caso o paciente decida participar do ato."

Dessa forma, denegou a ordem.

  • Processo: 2045142-61.2021.8.26.0000

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas