MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP: Réus foragidos participarão de interrogatório de forma remota
Habeas corpus

TJ/SP: Réus foragidos participarão de interrogatório de forma remota

Para o colegiado, há de se evitar eventual reconhecimento da nulidade por cerceamento de defesa.

Da Redação

terça-feira, 19 de julho de 2022

Atualizado às 14:42

A 3ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP concedeu habeas corpus para que réus foragidos acusados de homicídio possam participar de interrogatório de forma remota. Para o colegiado, há de se evitar eventual reconhecimento da nulidade por cerceamento de defesa.

Trata-se de habeas corpus impetrado por advogados de denunciados por crime de homicídio, insurgindo-se contra decisão que indeferiu pedido de realização de seus interrogatórios de forma remota em audiência designada na forma presencial.

No pedido, afirmam que o interrogatório é um meio de prova e de defesa, sendo que seu indeferimento vem acarretando aos pacientes grave constrangimento ilegal, por cerceamento de defesa.

 (Imagem: Pxhere)

Foragidos poderão participar de interrogatório de forma remota.(Imagem: Pxhere)

O relator, Toloza Neto, ressaltou que o interrogatório dos acusados não constitui apenas um meio de prova, mas sim a oportunidade em que eles poderão apresentar sua versão sobre os fatos e de se defender da acusação que lhes está sendo feita.

Para o magistrado, diante da modernização dos sistemas utilizados pelo TJ/SP, possibilitando a oitiva de testemunhas e de réus por sistema remoto, bem como a real intensão dos pacientes em serem interrogados desta forma, não havendo qualquer empecilho técnico, a ordem é de ser concedida.

"Ressalte-se que a nulidade por falta de interrogatório, com inteligência do artigo 564, inciso III, letra "e", do Código de Processo Penal, trata-se de nulidade absoluta, o que ora se pretende evitar, diante dessa nova forma de realização de audiência, garantindo a ampla defesa, inclusive de réus foragidos."

Diante disso, concedeu a ordem para determinar que os interrogatórios sejam realizados de forma remota.

O habeas corpus foi impetrado pelos advogados Yan Pessoa Batista e Vinícius Magalhães Guilherme.

  • Processo: 2122291-02.2022.8.26.0000

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...