MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ mantém prisão preventiva de homem que recepcionou 650kg de cocaína
Habeas corpus

STJ mantém prisão preventiva de homem que recepcionou 650kg de cocaína

Colegiado negou pedido da defesa ao considerar o envolvimento do paciente na conduta criminosa.

Da Redação

terça-feira, 4 de maio de 2021

Atualizado às 16:06

A 6ª turma do STJ negou habeas corpus a homem que foi preso em flagrante ao recepcionar, junto com outros acusados, aeronave com cerca de 650 quilos de cocaína. Colegiado observou que o paciente foi designado para ser o motorista responsável pelo transporte terrestre da droga.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

Segundo a denúncia, o paciente e outros quatro acusados foram presos em flagrante pela PF ao recepcionarem aeronave com cerca de 650 quilos de cocaína. O paciente foi condenado a pena de mais de 14 anos em regime fechado.

Ao STJ, a defesa alegou que um dos corréus esteve solto durante toda a instrução, e assim permaneceu. Dessa forma, pediu a manutenção da prisão preventiva.

Para a relatora, ministra Laurita Vaz, além do aparente envolvimento do paciente em complexa associação criminosa voltada à prática do crime de tráfico de drogas, houve a vultosa quantidade de entorpecente apreendido.

A ministra destacou que o paciente foi designado para ser o motorista responsável pelo transporte terrestre da droga, além de haver evidência de que já esteve na Bolívia com os demais suspeitos, a indicar seu maior envolvimento na conduta criminosa.

Quanto ao excesso de prazo, a ministra ressaltou que foi um processo rápido da prisão à condenação. Para a ministra, há a necessidade da prisão preventiva do paciente.

Assim, denegou a ordem.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas