MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar Mendes cita artigo de Migalhas para embasar voto sobre TCU
TCU | Artigos

Gilmar Mendes cita artigo de Migalhas para embasar voto sobre TCU

O texto citado pelo ministro é intitulado "O controle do STF sobre o exercício das competências constitucionais e dos poderes do TCU" e foi escrito pelo migalheiro Elísio de Azevedo Freitas.

Da Redação

terça-feira, 15 de junho de 2021

Atualizado às 16:33

Nesta terça-feira, 15, o ministro Gilmar Mendes, do STF, citou artigo publicado em Migalhas durante julgamento que analisou as decisões do TCU contra Humberto Falcão Martins, ex-secretário de Gestão do MPOG - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O TCU aplicou multa ao ex-gestor público por suposto ato antieconômico.

O ministro dissertava sobre os limites dos poderes do Tribunal de Contas quando citou o texto "O controle do STF sobre o exercício das competências constitucionais e dos poderes do TCU", escrito pelo migalheiro Elísio de Azevedo Freitas.

Leia a íntegra do artigo clicando aqui.

Artigo

 No texto, Elísio de Azevedo Freitas explica que o TCU exerce competências constitucionais estatuídas em normas que são materialmente constitucionais, "nada é mais adequado do que o STF ser responsável por controlar o exercício dessas competências, bem como dos poderes que delas decorrem".

Nas suas considerações iniciais, o autor esclarece que a competência para fiscalizar a Administração Pública e os poderes inerentes a tal competência "são historicamente atribuídos ao parlamento, o qual, ao lado da função legiferante (de inovar no ordenamento jurídico), possui a função fiscalizatória".

Confira aqui o artigo na íntegra.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas