MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Salário por fora: Premiação de produtividade tem natureza salarial
Prêmio | Integração

Salário por fora: Premiação de produtividade tem natureza salarial

A remuneração do trabalhador era composta por parte fixa e por parte variável (proporcional à produtividade praticada no mês), “ambas com intuito contraprestativo pelo trabalho desempenhado em favor da empresa”, disse o juiz.

Da Redação

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Atualizado às 16:16

A 7ª turma do TRT da 3ª região manteve decisão que reconheceu a natureza salarial dos valores que eram pagos como “premiação produtividade” a ex-empregado de empresa do ramo de bioenergia. 

 (Imagem: Pxhere)

(Imagem: Pxhere)

Trata-se de ação trabalhista na qual consta que o trabalhador recebeu uma parcela chamada de “Premiação Produtividade” em todos os meses de trabalho, em valores variáveis e geralmente superiores a seu salário-base. De acordo com a empresa, tais valores eram referentes a parcelas pagas pelo atingimento de metas.

Ao apreciar a situação, o juízo de 1º grau observou que a remuneração do trabalhador era composta por parte fixa (salário-base correspondente ao salário-mínimo) e por parte variável (proporcional à produtividade praticada no mês), “ambas com intuito contraprestativo pelo trabalho desempenhado em favor da empresa”.

Nesse sentido, a magistrado de piso acolheu o pedido do obreiro para declarar a natureza salarial da premiação contemplada nos contracheques. Na sentença, a empresa foi condenada a:

  • Retificar a CTPS do reclamante, a fim de fazer constar a parte variável como componente de sua remuneração; e
  • Pagar diferenças das seguintes parcelas, nos limites da postulação: férias proporcionais + 1/3, FGTS + 40%, 13º salário e aviso prévio, conforme for apurado em liquidação.

Desta decisão, a empresa interpôs recurso alegando que os prêmios concedidos ao trabalhador não tinham correspondência com a força de trabalho despendida pelo empregado, mas com sua produtividade, “constituindo-se em recompensa a aspecto qualificador da prestação do serviço”.

O desembargador Marcelo Lamego Pertence, relator, manteve a decisão quanto à natureza salarial dos prêmios quitados, mas atendeu ao pedido da empresa a fim de excluir da condenação os reflexos dos prêmios em aviso prévio.

Veja o acórdão. 

Patrocínio

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram