MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Bônus de eficiência de carreiras da Receita é constitucional
Remuneração

STF: Bônus de eficiência de carreiras da Receita é constitucional

De acordo com o entendimento unânime do plenário, a remuneração por performance não ofende normas constitucionais.

Da Redação

domingo, 13 de março de 2022

Atualizado às 11:39

O plenário do STF validou dispositivos da lei 13.464/17 que instituíram o pagamento de bônus de eficiência e produtividade a servidores das carreiras tributária e aduaneira da Receita Federal e da Auditoria-Fiscal do Trabalho. Na sessão virtual encerrada em 8/3, o colegiado julgou improcedente a ADIn 6.562.

 (Imagem: Freepik)

STF julga constitucional bônus de eficiência de carreiras da Receita e da Auditoria-Fiscal do Trabalho.(Imagem: Freepik)

Na ação, o PGR, Augusto Aras, alegava, inicialmente, que o pagamento da parcela violaria o regime remuneratório por subsídio em parcela única. Posteriormente, superou esse entendimento inicial, mas renovou o pedido de inconstitucionalidade, de forma mais restrita, com o argumento de ofensa à reserva legal absoluta para fixação de remuneração de agentes públicos e a vedação de vinculação de espécies remuneratórias.

Subsídio

Em seu voto, seguido à unanimidade pelo plenário, o relator, ministro Gilmar Mendes, explicou que a lei questionada revogou a disciplina anterior, via subsídio, e instituiu uma nova forma de remuneração, por desempenho, dessas carreiras. Embora a norma não tenha sido clara o suficiente sobre a revogação de dispositivos da lei anterior (lei 10.910/04), para o ministro, pode-se concluir que houve revogação tácita.

"A facultatividade na adoção da sistemática remuneratória - por vencimentos ou por subsídios - para os servidores organizados em carreira afasta, a meu juízo, qualquer ofensa ao art. 39, parágrafo 4º da Constituição", afirmou.

Balizas legais

O relator também afastou a alegação de ofensa à reserva legal para fixação de remuneração de agentes públicos. Segundo Mendes, a lei fixa intervalo um remuneratório em que o bônus de eficiência opera, e esse intervalo tem balizas legais claras: como piso (ou banda menor), o vencimento do cargo, e, como teto (ou banda maior), a mais alta remuneração do serviço público, que é o subsídio dos ministros do STF.

"A remuneração por performance exige quebras de paradigmas anteriores, sem que isso signifique qualquer malferimento a normas constitucionais", assinalou.

Metas de resultado

Por fim, o ministro não verificou ofensa ao comando constitucional que veda a vinculação de espécies remuneratórias no serviço público. Explicou, ainda, que o pagamento do bônus pressupõe o atendimento a critérios de eficiência na gestão, estipulados em normativos que definirão indicadores de desempenho e metas estabelecidos nos objetivos ou no planejamento estratégico dos órgãos a que os servidores estão vinculados.

A previsão da lei 13.464/17, para o relator, é de remuneração variável de acordo com metas de resultado, e não gatilho salarial em função de incremento da arrecadação de tributos.

  • Processo: ADIn 6562

Leia o acórdão.

Informações: STF

Patrocínio

Patrocínio Migalhas