MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Vivemos momento sem precedente de desmonocratização do STF, diz Fux
Balanço

Vivemos momento sem precedente de desmonocratização do STF, diz Fux

Na última sessão plenária do semestre, presidente do Supremo apresentou números dos processos julgados no período.

Da Redação

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Atualizado às 12:57

O STF realizou nesta quinta-feira, 1º, sessão extraordinária, a qual foi quase toda dedicada às homenagens ao ministro Marco Aurélio.

Ao final, por ser a última sessão do semestre, o presidente da Corte, Luiz Fux, realizou um balanço dos processos julgados no período. 

Com o total de 8.390 processos julgados colegiadamente, Fux destacou que o tribunal vive um momento de desmonocratização das decisões. 

"Vivemos um momento sem precedente de desmonocratização do STF, em muito impulsionado pela consolidação da prática de julgamentos no plenário virtual, inclusive por meio de sessões extraordinárias e urgentes."

 (Imagem: Fellipe Sampaio/SCO/STF )

(Imagem: Fellipe Sampaio/SCO/STF )

Veja os números:

O ministro também destacou que são boas as notícias com relação ao acervo da Corte, hoje composto por 22.786 processos. "O Supremo tem em menor quantidade ações em tramitação em toda a sua história recente."

Fux salientou, ainda, que o STF julgou o mérito de 38 temas de repercussão geral, possibilitando a resolução de pelo menos 30 mil processos das instâncias ordinárias.

Por fim, o presidente da Suprema Corte relembrou o lema de sua gestão: "a governança eficiente, especialmente com o desenvolvimento da tecnologia".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas