MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Prorrogada prioridade a patente de tecnologia para tratamento da covid
INPI

Prorrogada prioridade a patente de tecnologia para tratamento da covid

Portaria prorroga até dezembro deste ano o trâmite prioritário de pedidos de patentes relativos à covid-19.

Da Redação

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Atualizado às 17:58

O INPI publicou, na Revista da Propriedade Industrial, Portaria 29/21, que prorroga até dezembro deste ano o trâmite prioritário de pedidos de patentes relativos a tecnologias para tratamento da covid-19.

O objetivo da priorização é estimular a produção e licenciamento de novas tecnologias que possam ser usadas no combate à pandemia.

 (Imagem: Unsplash)

O objetivo da priorização é estimular a produção de novas tecnologias para combate à pandemia.(Imagem: Unsplash)

Segundo a portaria, enquadra-se na modalidade de "Tecnologia para tratamento do Covid-19", o processo de patente cujo objeto está relacionado a produtos e processos farmacêuticos e a equipamentos e/ou materiais de uso em saúde para o diagnóstico, profilaxia e tratamento do covid-19.

O requerimento de trâmite prioritário deverá ser protocolizado até o dia 31 de dezembro pelo depositante, titular ou terceiro, pessoa física ou jurídica, e conter um esclarecimento indicando a relação da matéria do processo com o diagnóstico, profilaxia da população e/ou tratamento de pacientes do covid-19.

Para Gabriela Salerno, sócia da banca Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello, a decisão incentiva a indústria farmacêutica a depositar novos pedidos de patente no Brasil com a garantia de um exame técnico célere, compatível com os mais renomados escritórios de patentes do mundo.

________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas