MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lei que transformava faculdade municipal em empresa pública é anulada
Autonomia universitária

Lei que transformava faculdade municipal em empresa pública é anulada

Ao anular três dispositivos da norma, TJ/SP reconheceu a autonomia universitária da instituição, tanto no aspecto didático-científico, quanto administrativo e financeiro-patrimonial.

Da Redação

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Atualizado às 10:58

O Órgão Especial do TJ/SP declarou a inconstitucionalidade de três artigos da lei municipal 6.949/20, cujo objetivo era transformar a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, autarquia municipal, em empresa pública, bem como criar uma escola de governo.

O colegiado acompanhou o voto do relator, desembargador Márcio Bartoli, que reconheceu a autonomia universitária da instituição, tanto no aspecto didático-científico, quanto administrativo e financeiro-patrimonial.

 (Imagem: Divulgação/FDSBC)

(Imagem: Divulgação/FDSBC)

A ação

Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo Diretório Estadual do PT/SP, impugnando os artigos 1° a 3°, da lei 6.949/20, do município de São Bernardo do Campo. Afirma que a lei questionada trata da transformação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, autarquia municipal, em empresa pública.

Aduz que o diploma também dispõe sobre a ampliação do rol de cursos oferecidos pela instituição de ensino, disciplinando, ainda, a instalação de uma Escola de Administração Pública vinculada à entidade.

Ressalta, contudo, que, do exame da norma, torna-se claro que seu principal intento é propiciar que o Poder Executivo são-bernardense obtenha o total controle das finanças da faculdade, inexistindo qualquer pretensão de aprimoramento dos seus serviços ou atendimento de eventuais necessidades institucionais. Conclui, assim, ser evidente a configuração de desvio de finalidade através do ato normativo.

Julgamento

No entendimento do relator, os dispositivos impugnados se revelam ofensivos às regras e princípios dos artigos 111 e 254, ambos da Constituição Estadual, e 37, caput, e 207, da Constituição Federal. Da mesma maneira, ainda se mostram em descompasso com as normas gerais estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sendo clara a incompatibilidade de seu conteúdo com a normativa federal a respeito da matéria, especialmente no que tange às regras atinentes à autonomia universitária.

"Nota-se, além disso, a configuração de verdadeiro excesso da legislação quanto às possibilidades de controle e interferência da administração municipal sobre a autarquia educacional, que, vale destacar, é dotada de capacidade de autoadministração e patrimônio próprio."

Conforme afirmou em seu voto, fica clara a infringência à regra da autonomia universitária e aos princípios da finalidade, motivação, interesse público e eficiência.

A votação no colegiado foi unânime.

No processo atuaram os advogados Habacuque Wellington Sodré, Paulo Henrique Lêdo Peixoto, Marcio Calisto Calvante, Alexandre Henrique Moretti Cammarosano Kopczynski, Jemima de Moura Cruz Gomes e Fabio Mariano.

Segundo os profissionais, "a decisão se torna um precedente, vinculando o Tribunal e os juízes no que tange à proteção da autonomia didática, administrativa, financeira e patrimonial das faculdades ou instituições de ensino superior. Ademais, a decisão trouxe maior proteção para os professores, alunos e a toda a sociedade afetada pelas atividades sociais da Faculdade de Direito de São Bernardo Campo e qualquer outra Instituição de Ensino Superior Público dentro do Estado de São Paulo".

Leia a íntegra do acórdão.

 

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA