MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP nega registro de casamento de bisavós para obtenção de cidadania
Cidadania Internacional

TJ/SP nega registro de casamento de bisavós para obtenção de cidadania

O relator do caso concluiu que há nos autos certidão negativa confirmando não haver qualquer registro civil de casamento dos bisavôs do interessado.

Da Redação

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Atualizado às 15:49

A 5ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve decisão do juiz de Direito Seung Chul Kim, da 1ª vara Cível de Cotia/SP, que negou pedido de registro tardio de casamento de bisavós para fins de obtenção de cidadania italiana. De acordo com os autos, o autor da ação alegou que seu bisavós paternos - ele, italiano e ela, brasileira - casaram-se no religioso, no início do século passado.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP nega registro de casamento de bisavós para obtenção de cidadania italiana. (Imagem: Freepik)

O relator do recurso, desembargador Rodolfo Pellizari, afirmou que o casamento religioso celebrado à época "não tem o condão de produzir efeito civil", pois, naquele tempo, já vigorava o decreto 181/90, que instituiu o reconhecimento do casamento no Brasil como exclusivamente civil.

Além disso, o magistrado frisou que a previsão do casamento religioso com efeito civil ocorreu com a Constituição de 1934 e que, no caso em tela, "não se sabe a data exata em que o casamento religioso teria ocorrido".

"Adicione-se, ademais, que nem mesmo há prova da celebração de casamento religioso, não sendo a existência de prole e indicação de status de casados nas certidões de nascimento dos filhos, prova suficiente para tanto."

O desembargador pontuou, ainda, que há nos autos certidão negativa confirmando não haver qualquer registro civil de casamento dos bisavôs do apelante.

"Conclui-se, assim, que não se trata de registro tardio de casamento, mas de inexistência de casamento civil, o que inviabiliza o registro pretendido. Não há como se registrar ato que nunca existiu."

O julgamento teve votação unânime. 

Leia o acórdão

Informações: TJ/SP. 

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas