MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP suspende transferência da Eldorado à Paper Excellence
Mercado de celulose | Arbitragem

TJ/SP suspende transferência da Eldorado à Paper Excellence

Em 13 de julho, a transferência da Eldorado à Paper Excellence tinha sido autorizada pelo juízo da 2ª vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem de SP. O Tribunal paulista, no entanto, atendeu ao pedido da J&F Investimentos e suspendeu a transferência.

Da Redação

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Atualizado às 13:01

A 2ª câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ/SP atendeu a um pedido da J&F Investimentos para suspender a transferência do controle da Eldorado para a Paper Excellence, como havia sido determinado em decisão arbitral. O colegiado ressaltou que a disputa já é "velha conhecida" das sociedades envolvidas e que há muita coisa a ser discutida e analisada no litígio.

 (Imagem: Reprodução | Eldorado Brasil)

(Imagem: Reprodução | Eldorado Brasil)

O caso

Em fevereiro, a J&F Investimentos perdeu, por 3 x 0, litígio bilionário em Tribunal Arbitral envolvendo controle da produtora de celulose Eldorado Brasil. Quem ganhou a disputa foi a Paper Excellence.

A disputa entre os irmãos Batista e o herdeiro de uma fortuna de papel e celulose da Indonésia era provavelmente uma das maiores arbitragens da história do Brasil.

A pendenga se originou, em 2017, quando a Paper Excellence adquiriu por R$ 15 bilhões a empresa Eldorado Brasil, da J&F Investimentos, holding que controla a JBS.

O negócio deveria ser feito em etapas, mas não houve acordo para completar a aquisição, nascendo o contencioso.

Neste mês, a juíza de Direito Renata Mota Maciel, da 2ª vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem de SP, autorizou a transferência da Eldorado à Papel; no entanto, a  J&F Investimentos interpôs recurso no TJ/SP.

TJ/SP: câmara Reservada de Direito Empresarial

Ao apreciar a controvérsia, o desembargador José Araldo da Costa Telles, relator, determinou a suspensão dos atos voltados à transferência do controle acionário da Eldorado,

"abrangendo, entre outros, o pagamento antecipado de dívidas da Eldorado perante o BNDES, o Banco do Brasil e o Banco De Lage Landen, no valor total de cerca R$ 1,5 bilhão, o pagamento do preço e a transferência da propriedade das ações de emissão da Eldorado, até o julgamento final desta ação."

O magistrado, no entanto, deixou claro que apenas suspende a transferência do controle e não a totalidade da sentença arbitral, que envolve outros pontos de discussão.

Em razão das alegações trazidas pela J&F Investimentos, o relator resolveu suspender a transferência porque "há muito em litígio". Ademais, destacou que a Eldorado movimenta recursos da casa de bilhões de reais e que a alteração de controle da Eldorado, "quanto mais temporária, mais prejudicial à companhia", frisou.

  • Processo: 2168253-82.2021.8.26.0000

O caso tramita sob segredo de justiça.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...