MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. PRF: Candidato reprovado em teste psicológico prosseguirá em concurso
Concurso

PRF: Candidato reprovado em teste psicológico prosseguirá em concurso

O juiz considerou o laudo particular de avaliação psicológica que atesta a aptidão do autor e suspendeu a eficácia da decisão que o eliminou do certame.

Da Redação

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Atualizado às 16:46

O juiz Federal Francisco Alexandre Ribeiro, do DF, deferiu liminar para suspender decisão que eliminou um candidato do concurso para provimento de vagas no quadro da PRF - Polícia Rodoviária Federal.

O candidato foi excluído do certame por ter sido considerado inapto na avaliação psicológica. Ele, então, ajuizou ação alegando que o resultado com o perfil psicológico foi apresentado sem justificativas, que se revela "incompatível com as atribuições e responsabilidades do cargo pleiteados".

 (Imagem: Unsplash)

(Imagem: Unsplash)

Ao apreciar o caso, o juiz considerou o laudo particular de avaliação psicológica que atesta a aptidão do autor e suspendeu a eficácia da decisão que o eliminou do certame.

"A par da fumaça do bom direito, vislumbro também o perigo de demora, consubstanciado no próprio risco de perecimento do direito invocado, tendo em vista estar em jogo a oportunidade de o autor prosseguir disputando um concurso público, com fases sucessivas, eliminatórias e preclusivas."

Na mesma decisão, o magistrado autorizou a União a submeter o autor a uma nova avaliação psicológica, "contanto que feita em bases objetivas e transparentes, sem nenhum prejuízo para o cumprimento da tutela ora antecipada".

O advogado Agnaldo Bastos (Agnaldo Bastos Advocacia Especializada) atua pelo candidato.

Veja a liminar.

__________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas