MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Gilmar Mendes ocupa cadeira de decano pela 1ª vez
Cadeira de decano

STF: Gilmar Mendes ocupa cadeira de decano pela 1ª vez

Após a aposentadoria de Marco Aurélio, Gilmar Mendes se tornou o membro mais antigo do Tribunal.

Da Redação

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Atualizado às 18:02

Durante a sessão que marcou a reabertura dos trabalhos do STF nesta segunda-feira, 2, o ministro Gilmar Mendes ocupou, pela primeira vez, a cadeira de decano da Suprema Corte. Após a aposentadoria de Marco Aurélio, Gilmar Mendes se tornou o membro mais antigo do Tribunal.

A novidade foi registrada por Luiz Fux, presidente da Corte, que o saudou pela nova posição: “eu também queria consignar que esta é a primeira sessão do semestre, em que V. Exa. participa como decano da Corte”.

Gilmar Mendes formou-se em Direito pela Universidade de Brasília em 1978. Exerceu na Administração Pública os cargos de Procurador da República e Advogado-Geral da União. Pelo ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso foi nomeado ministro do STF, por decreto de 27 de maio de 2002. 

O ministro foi eleito pelos seus pares para exercer a presidência do STF para o biênio 2008-2010, e, também, a presidência do CNJ. Possui mais de 70 menções honrosas recebidas, em especial pelos serviços prestados à cultura jurídica, como defensor das garantias do Estado Democrático de Direito e pelo reconhecimento em homenagem aos relevantes serviços prestados à Justiça Brasileira.

 (Imagem: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

(Imagem: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA