MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CE: Estado deve conceder acesso de processo administrativo a advogada
Publicidade

CE: Estado deve conceder acesso de processo administrativo a advogada

Magistrada constatou que não há qualquer hipótese de sigilo que impeça o fornecimento das informações requestadas.

Da Redação

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Atualizado às 18:53

Estado do Ceará deve conceder acesso a processo administrativo em que advogada é envolvida. Assim decidiu a juíza de Direito Nadia Maria Frota Pereira, da 12ª vara da Fazenda Pública de Fortaleza, ao constatar que não há qualquer hipótese de sigilo que impeça o fornecimento das informações requestadas.

 (Imagem: Pexels)

Advogada pediu acesso a processo administrativo no qual é parte.(Imagem: Pexels)

Trata-se de ação de obrigação de fazer ajuizada por instituto e advogada em face do Estado do CE requerendo acesso a processo administrativo. Segundo os autos, a advogada tomou conhecimento de que o processo estava em trâmite na administração estadual e que buscou acesso, mas não logrou êxito, sob a alegação de que não estava nas dependências do centro de hematologia.

A magistrada ressaltou que a Constituição impôs ao administrador o dever de transparência na realização de seus atos, conferida através da publicidade destes, observadas as restrições legais, quando o sigilo for imposto por imperativo de segurança nacional.

"Nesse passo, a publicidade é condição essencial dos atos e decisões administrativas, ou seja, antes da publicação, os atos e decisões inexistem, sem a publicação e a completude indispensável ao conhecimento da sociedade, como um todo, são ineficazes, nulos, sem qualquer efeito jurídico."

Para a juíza, o deferimento do pleito autoral é medida que se impõe, na medida em que a autora é parte envolvida no processo administrativo e que não há qualquer hipótese de sigilo que impeça o fornecimento das informações requestadas.

Diante disso, julgou procedente o pedido determinando que o Estado exiba o processo na íntegra no prazo de dez dias.

O advogado Charles Goiana atua no caso.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...