MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fux cancela reunião entre três Poderes e faz duro discurso a Bolsonaro
Sessão | STF

Fux cancela reunião entre três Poderes e faz duro discurso a Bolsonaro

"Quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro", disse o presidente Fux. O ministro encerrou a sessão após o discurso.

Da Redação

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Atualizado às 18:22

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, cancelou reunião com os chefes dos Poderes fez duro discurso contra o presidente Bolsonaro nesta quinta-feira, 5. O discurso foi feito assim que os ministros voltaram do intervalo regimental e, após lê-lo, Fux encerrou a sessão plenária.

Veja o vídeo.

O ministro Fux afirmou que Bolsonaro tem proferido reiteradas ofensas e ataques de inverdades contra integrantes do STF, em especial, aos ministros Barroso e Alexandre de Moraes: "quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro".

O presidente da Corte falou que Bolsonaro mantém divulgação de interpretações equivocadas de decisões do plenário, "bem como insiste em colocar sob suspeição a higidez do processo eleitoral brasileiro".

Leia a íntegra do discurso. 

________

Como presidente do Supremo Tribunal Federal, alertei o presidente da República, em reunião realizada nesta Corte durante as férias coletivas de julho, sobre os limites do exercício do direito à liberdade de expressão, bem como sobre o necessário e inegociável respeito entre os Poderes para a harmonia institucional do país.

Contudo, como tem noticiado a imprensa brasileira nos últimos dias, o presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial, os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, sendo certo que quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro.

Além disso, S. Exa. mantém a divulgação de interpretações equivocadas de decisões do plenário, bem como insiste em colocar sob suspeição a higidez do processo eleitoral brasileiro.

Diante dessas circunstâncias, o Supremo Tribunal Federal informa que está cancelada a reunião outrora anunciada entre os chefes de Poder, entre eles, o presidente da República. O pressuposto do diálogo entre os Poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes.

Como afirmei em pronunciamento por ocasião das atividades jurisdicionais deste semestre, diálogo eficiente pressupõe compromisso permanente com as próprias palavras, o que, infelizmente, não temos visto no cenário atual.

O Supremo Tribunal Federal, de forma coesa, segue ao lado da população brasileira em defesa do Estado Democrático de Direito e das instituições republicanas e se manterá firme em sua missão de julgar com independência e imparcialidade, sempre observando as leis e a Constituição.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas