MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Agência de viagens consegue renovar contrato de aluguel por cinco anos
Locação

Agência de viagens consegue renovar contrato de aluguel por cinco anos

Empresa alegou que valor pretendido pelas locadoras era maior do que o praticado em outros shoppings. Juiz fixou valor de acordo com perícia.

Da Redação

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Atualizado às 09:49

Uma agência de viagens que buscou a Justiça para revisão de reajuste de aluguel conseguiu a renovação, por cinco anos, do contrato de locação de imóvel em shopping com reajustes previstos no contrato anterior. Decisão é do juiz de Direito Cesar Augusto De Oliveira Queiroz Rosalino, da 4ª vara Cível de Mauá/SP. A banca Matheus Santos Advogados Associados atua pela empresa.

 (Imagem: Freepik)

Agência de viagens consegue renovação de contrato de aluguel em shopping.(Imagem: Freepik)

A empresa ingressou com ação renovatória de locação de imóvel alegando que houve aditamento para prorrogação de seu contrato, e o valor mínimo foi reajustado e aplicado desconto de 10%. Alega que os valores estão acima da média cobrada nos demais shoppings centers. Assim, pugnou pela renovação pelo período de 5 anos, aplicando desconto do valor do aluguel mínimo em 20%.

Já as locadoras alegaram que os valores pretendidos estão desatualizados, porque foram realizadas obras, e ofertam contraproposta.

Ao analisar, o magistrado destacou que, à luz da lei de locações, é assegurado ao locatário de imóvel comercial o direito à renovação do contrato, por igual prazo, desde que preenchidas obrigações contratuais e requisitos processuais necessários à renovação - os quais foram preenchidos pela agência de turismo autora do pedido.

Assim, entendeu que "restou comprovado o pagamento das obrigações contidas no contrato, indicação das condições da renovação pretendida", sendo devida renovação de contrato por igual período. Quanto ao valor, o juiz acolheu conclusão do laudo pericial para fixação, e deverá ser aplicado reajuste previsto em contrato anterior.

A banca Matheus Santos Advogados Associados atua pela agência.

Acesse a decisão.

________________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas