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Direito do Consumidor

Caixa restituirá cliente que teve cartão de crédito clonado

Mulher receberá de volta R$ 16.295,92.

Da Redação

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Atualizado em 12 de agosto de 2021 07:17

O juiz Federal Antônio Araújo Segundo, da 6ª vara Federal de Joinville/SC, condenou a Caixa Econômica Federal a restituir consumidora que teve cartão de crédito clonado.

 (Imagem: Freepik)

Mulher teve seu cartão de crédito clonado.(Imagem: Freepik)

A autora da ação alegou que foram realizadas despesas não autorizadas em seu cartão de crédito, mediante clonagem.

A CEF, em síntese, limitou-se a afirmar que a parte deveria ter contestado tais despesas no prazo contratual de 90 dias. Ressaltou que as transações contestadas tempestivamente foram, de fato, estornadas definitivamente.

Na análise dos autos, o magistrado salientou que é certo que as cláusulas gerais do contrato de cartão de crédito à pessoa física estabelecem o prazo de 90 dias para impugnar os lançamentos em sua fatura. "Porém, isso não retira o direito do consumidor de buscar junto ao Poder Judiciário a repetição do indébito", ressaltou.

"As demais compras impugnadas pelo autor realizadas mediante o uso da internet foram estornadas, concluindo-se que cabia à ré adotar as cautelas antes referidas diante da divergência do padrão da realidade do cliente."

Assim, o juiz considerou que é devida a restituição do valor de R$ 16.295,92.

Os advogados Rodrigo Lopes e Fernanda Giorno, do escritório Lopes & Giorno Advogados, atuam na causa pela autora.

  • Processo: 5016175-62.2020.4.04.7201

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