MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SC: Recusa ao bafômetro enseja auto de infração ao motorista
Trânsito

TJ/SC: Recusa ao bafômetro enseja auto de infração ao motorista

Colegiado destacou que a motorista não foi autuada por dirigir sob efeito de álcool, e sim por recusar o teste.

Da Redação

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Atualizado às 08:38

A 1ª câmara de Direito Público do TJ/SC, em matéria sob relatoria do desembargador Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, decidiu negar provimento ao recurso de uma motorista que se negou a fazer exame de alcoolemia e buscava anular auto de infração lavrado pela PM de Santa Catarina. A decisão foi acompanhada com votos dos desembargadores Pedro Manoel e Jorge Luiz de Borba.

 (Imagem: Diogo Zanatta/PressDigital/Folhapress)

Motorista recusou o teste do bafômetro.(Imagem: Diogo Zanatta/PressDigital/Folhapress)

De acordo com os autos, a motorista propôs ação anulatória em face do Estado de Santa Catarina após ser abordada em um posto da Polícia Militar Rodoviária e se negar a fazer o teste do bafômetro. Autuada por infringir o artigo 165-A do CTB, a motorista alegou haver violação ao princípio da não autoincriminação, do direito ao silêncio, da ampla defesa e da presunção de inocência. Na apelação, a motorista reeditou as alegações.

No voto, o relator discorreu sobre os aspectos dos artigos 165-A e 277 do CTB para constatar a irrelevância do estado de embriaguez do condutor para a lavratura do auto de infração com fundamento no artigo 165-A.

"No caso dos autos, portanto, a alegação da autora, de que o auto de infração é nulo porque a autoridade policial não atestou nenhum sinal de embriaguez, não prospera."

O magistrado destacou que a motorista não foi autuada por dirigir sob efeito de álcool.

"Foi autuada por se recusar a realizar o teste de alcoolemia e essa conduta, tipificada no Código de Trânsito Brasileiro, sujeita o condutor à imposição de penalidade", concluiu, baseado também no entendimento já firmado em julgamentos da Corte e do STJ nesse mesmo sentido.

Na mesma apelação, o Estado recorreu para sustentar que os honorários advocatícios fossem fixados pelo critério equitativo, e a motorista foi condenada ao pagamento das custas processuais.

  • Processo: 5012813-61.2020.8.24.0023

Leia o relatório e o voto e o acórdão.

Informações: TJ/SC.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas