MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Alexandre de Moraes mantém prisão de acusado de golpe com criptomoedas
Penal

Alexandre de Moraes mantém prisão de acusado de golpe com criptomoedas

Segundo o inquérito policial, ele embolsou cerca de R$ 445 mil.

Da Redação

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Atualizado às 16:53

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou pedido de revogação da prisão preventiva de um homem que se apresentava como operador do mercado financeiro e convencia as pessoas a investirem na criptomoeda "Time Cash".

Segundo o inquérito policial, ele embolsava o dinheiro investido e não restituía os clientes, num golpe que resultou no recebimento ilegal da ordem de R$ 445 mil.

 (Imagem: Nelson Jr. | SCO | STF)

(Imagem: Nelson Jr. | SCO | STF)

Prisão

O acusado foi preso em flagrante e teve a prisão convertida em preventiva. Ele foi denunciado pelo MP/MG pelo crime de estelionato, por lesar várias vítimas, entre os anos de 2019 e 2020.

Ao apostar nas promessas do suposto operador financeiro, os investidores acreditavam que receberiam valores mensais referentes ao lucro obtido e que, ao final da operação, teriam o valor total de volta. No entanto, nunca recuperaram o investimento.

A defesa vem contestando a ordem de prisão, mas o pedido de liminar em habeas corpus foi negado na origem e em sucessivas instâncias da Justiça.  No HC 205.064, impetrado no STF, o argumento era de que o acusado é réu primário e que a ordem de prisão não cumpria os requisitos do CPP.

Supressão de instância

Ao analisar o caso, no entanto, o ministro Alexandre de Moraes observou que a matéria não foi esgotada nas instâncias anteriores, pois o caso não teve julgamento definitivo no STJ. Segundo o ministro, a Súmula 691 do STF não permite o conhecimento de habeas corpus nessa circunstância, sob pena de indevida supressão de instância.

O ministro lembrou que a aplicação desse enunciado tem sido abrandada somente em caso de manifesto constrangimento ilegal, prontamente identificável. No caso, porém, a decretação da prisão preventiva destacou a necessidade da garantia da ordem pública, diante do risco de reiteração criminosa, pois ao menos cinco vítimas já haviam se apresentado à autoridade policial, e a suposta prática delituosa teria se prolongado por mais de um ano.

Informações: STF. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas