MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fake: Gustavo Badaró não está envolvido na operação Ateliê, diz OAB/SP
Esclarecimento

Fake: Gustavo Badaró não está envolvido na operação Ateliê, diz OAB/SP

A seccional paulista também informou que não houve diligência realizada na subseção de Santana do Parnaíba ou em qualquer outro órgão.

Da Redação

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Atualizado às 12:55

Nesta terça-feira, 17, a OAB/SP veio a público para esclarecer que o conselheiro Federal Gustavo Badaró, diferentemente do noticiado pelo blog Portal 19, não possui qualquer envolvimento com os fatos apurados na operação Ateliê, sendo que os dois investigados que antes integravam os quadros da seccional dela já se encontram afastados, por gestão de seus dirigentes, desde o final de 2020.

A nota diz ainda que não houve diligência realizada na subseção de Santana do Parnaíba ou em qualquer outro órgão da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil que, desde o início das investigações, vem cooperando com as autoridades competentes.

 (Imagem: José Luis da Conceição/OAB/SP)

(Imagem: José Luis da Conceição/OAB/SP)

Operação Ateliê

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira, 16, a operação Ateliê, para apurar crimes de corrupção, tráfico de influência, advocacia administrativa e associação criminosa, praticados no âmbito da Seccional da OAB/SP. A ação é um desdobramento da operação Biltre, deflagrada em 17/11/20.

Policiais federais deram cumprimento a seis mandados de busca e apreensão, em São Paulo/SP, Santana de Parnaíba/SP e Jundiaí/SP. Dois envolvidos foram cautelarmente afastados de suas funções na Ordem dos Advogados.

Após o ocorrido, ainda ontem, a OAB/SP emitiu nota de esclarecimento, informando que nenhum conselheiro ou integrante da atual gestão é alvo das diligências.

Também nesta terça-feira, reforçou que vem contribuindo com as investigações e, mediante autorização judicial, forneceu e fornecerá todos os elementos e procedimentos essenciais à cabal elucidação dos fatos.

Leia a íntegra da nota:

________

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO

São Paulo, 17 de agosto de 2021.

A OAB SP e seu Tribunal de Ética e Disciplina, por seus respectivos presidentes informam que:

1. O Conselheiro Federal Gustavo Badaró, diferente do noticiado pelo blog Portal 19, não possui qualquer envolvimento com os fatos apurados, sendo que os dois investigados que antes integravam os quadros da Seccional dela já se encontram afastados, por gestão de seus dirigentes, desde o final de 2020.

2. Da mesma forma, não houve diligência realizada na Subseção de Santana do Parnaíba ou em qualquer outro órgão da Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil que, desde o início das investigações, vem cooperando com as autoridades competentes. Paralelamente e em respeito à transparência e lisura de seus procedimentos, a OAB SP vem contribuindo com as investigações e, mediante autorização judicial, forneceu e fornecerá todos os elementos e procedimentos essenciais à cabal elucidação dos fatos.

Atenciosamente,

Caio Augusto Silva dos Santos - Presidente da OAB SP

Carlos Fernando de Faria Kauffmann - Presidente do TED da OAB SP

Patrocínio

Patrocínio Migalhas