MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Nunes Marques suspende debate sobre extinção do RJU
Sessão plenária | STF

Nunes Marques suspende debate sobre extinção do RJU

A EC 19/98 excluiu o RJU - Regime Jurídico Único e, com isso, os servidores puderam ser contratados tanto pela forma celetista como pela forma estatutária.

Da Redação

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Atualizado às 15:27

Na tarde desta quarta-feira, 18, o ministro Nunes Marques pediu vista e suspendeu o julgamento da ação que discute a constitucionalidade da EC 19/98, que extinguiu a exigência do RJU - Regime Jurídico Único para os servidores públicos. Sem o RJU, os servidores puderam ser contratados tanto pela forma celetista como pela forma estatutária.

O julgamento, até o momento, tem dois posicionamentos divergentes: da ministra Cármen Lúcia, contra a extinção da RJU; e de Gilmar Mendes, pela validade da norma que extinguiu o referido regime.

 (Imagem: Reprodução/YouTube)

(Imagem: Reprodução/YouTube)

  • Entenda o caso

A EC 19/98 excluiu a exigência de regime jurídico único - o regime dos servidores públicos civis da administração direta, das autarquias e das fundações - e determinou a instituição de conselhos de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.

Veja a norma anterior e a norma modificada pela EC 19:

"Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas."

"Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes."  

Com a referida emenda, os servidores puderam ser contratados tanto pela forma celetista como pela forma estatutária. Diante da previsão, os partidos PT e PDT ajuizaram ação no STF alegando que a emenda foi promulgada sem a aprovação de ambas as Casas Legislativas e que a norma afronta o princípio da isonomia e da igualdade ao excluir o regime jurídico único e fazer diferenciação de contratação entre os servidores. 

Em 2007, os ministros do STF deferiram a cautelar para suspender os efeitos da EC 19, passando a valer a previsão anterior, pela adoção do regime jurídico estatutário para servidores da administração direta, de autarquias e fundações da União, Estados, DF e municípios, a ser definido por lei de cada ente político.

  • RJU: sim

Em 2020, Cármen Lúcia votou no mesmo sentido da decisão de 2007 do plenário do STF; ou seja, contra a extinção do RJU. A relatora, verificou que, em 1997, a matéria do "regime jurídico único" foi submetida ao 2º turno da Câmara dos Deputados, mesmo tendo sido rejeitada em 1º turno, burlando-se o requisito constitucional de atingir 3/5 dos votos da Casa Legislativa, em dois turnos. Para a ministra, tratou-se de "manobra".

  • RJU: não

De forma divergente da relatora, votou o ministro Gilmar Mendes. Para o ministro, o Legislativo apreciou, sim, a demanda nas respectivas Casas Legislativas, com as devidas fases. Dessa forma, como os procedimentos foram seguidos e apreciados pelo Poder Legislativo, a norma não pode ser considerada inconstitucional, como forma de "autocontenção" do Judiciário. Como conclusão, o ministro julgou a ação improcedente. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...